Yêdamaria - Artista Plástica

Cultne registrou a entrevista com a artista plástica Yêdamaria durante a exposição de Emanuel Araújo no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro. A artista plástica Yêdamaria Corrêa de Oliveira é uma dessas "mulheres-dignidade". Aos 75 anos com uma história de vida repleta de lutas e grandes conquistas, ela transpira dignidade nas suas obras e nos dias que vive em Salvador. "Yêdamaria é desses temperamentos dispostos a ultrapassar qualquer obstáculo que se apresente à sua frente.

Tribos do Brasil Parte 2 - Balaco

Cultne registrou em 10 de dezembro de 2011, o lançamento da coleção Tribos do Brasil da Grife Balaco sob o comando da estilista Julia Vidal, o público bateu um papo com Algemiro, índio guarani presente no evento. Referência em moda étnica, a Grife Balaco, de Julia Vidal, lançou sua coleção de alto verão "Tribos do Brasil". Inspirada nas etnias indígenas, com destaque para a história dos Tupinambás no Rio de Janeiro, a nova coleção tem como peça chave o manto Tupinambá, vestimenta que era usada apenas por índios que ocupavam posições de poder.

Tribos do Brasil Parte 1 - Balaco

Cultne registrou em 10 de dezembro de 2011, o lançamento da coleção Tribos do Brasil da Grife Balaco sob o comando da estilista Julia Vidal. Referência em moda étnica, a Grife Balaco, de Julia Vidal, lançou sua coleção de alto verão "Tribos do Brasil". Inspirada nas etnias indígenas, com destaque para a história dos Tupinambás no Rio de Janeiro, a nova coleção tem como peça chave o manto Tupinambá, vestimenta que era usada apenas por índios que ocupavam posições de poder.

Tigre e as crianças do Tuiuti

Enugbarijô com imagens de Vik Birkbeck e Ras Adauto registraram a festa no Morro do Tuiuti, onde o artista de rua TIGRE se apresentou para as crianças na quadra da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti em 1985.

Sebastião - Renascença Clube

O artesão de instrumento de percussão Sebastião fala ao Cultne durante as comemorações a Zumbi dos Palmares no Renascença Clube.

Exposição "Crônicas Cariocas" - Museu de Arte do Rio (MAR)

Exposição Crônicas Cariocas no Museu de Arte do Rio (MAR), que tem a curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan, Luiz Antônio Simas e Conceição Evaristo. Que histórias ainda vale a pena contar? Como seguir diante de tantas narrativas sobre o fim? A vida que se tornou, cada dia mais, uma dádiva ainda nos restituirá a alegria, a esperança? Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Angelino Albaneze em 25.09.2021 no Rio de Janeiro.

O Menelick 2º Ato: Brasilidades e Afins

Cultne com imagens e edição de Filó Filho, registrou um papo com o editor da revista, o jornalista e fotógrafo José Nabor Jr durante a Feira Preta 2011, realizada em 19 de dezembro de 2011 em São Paulo. O nome é inspirado em um jornal - O Menelick - vinculado ao que se convencionou chamar de "Imprensa Negra" e que circulou em São Paulo nos anos 1910. Seu idealizador à época foi o poeta Deocleciano Nascimento. Atualmente, quem está por detrás da empreita do 2 Ato do Menelick é o jornalista e fotógrafo José Nabor Jr. que de 2007 a 2010 desenvolveu o projeto da agora revista impressa num blog homônimo.

Lixo Extraordinário - Tião Santos

Cultne na TV entrevistou Sebastião Carlos dos Santos durante a Expo Brasil. Ao ver seu retrato ser vendido por R$100 mil em um leilão londrino, o catador de lixo Tião, não segura o choro. "Eu vejo que tudo na minha vida valeu a pena", diz o presidente da cooperativa de catadores de materiais recicláveis do Jardim Gramacho ao artista plástico Vik Muniz, autor da obra.

Ierê Ferreira Fotografia - Rio de Janeiro

Cultne montou o audiovisual a partir das imagens fotográficas de Ierê Ferreira junto ao tema "Rio de Janeiro - Minha capital do coração !!!" em homenagem aos 448 anos da cidade do Rio de Janeiro.

I Feira de Gastronomia, Cultura e Arte - Renascença Clube

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho a I Feira Afro-brasileira, no último domingo, dia 29 de setembro no Renascença Clube. O evento contou com o apoio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) que apresentou as suas diversas ações envolvendo alunos e professores dos seus cursos, dentro do tema "Gastronomia, Cultura e Arte".

Exposição Ojú Olhos - Raimundo Santa Rosa

Cultne registrou a exposição fotográfica Ojú - Olhos do fotógrafo e Omo Orixá Raimundo Santa Rosa na Unisuam - Centro Universitário Augusto Motta em 22 de novembro de 2017. Ojú - Olhos, retrata sentimentos infantis com perfis paralelos em duas regiões continentais opostas - Brasil e África. A distribuição das imagens se torna uma grande brincadeira, no momento em que o expectador é convidado a identificar o local de origem das crianças retratadas, que será descoberto apenas ao observar o verso de cada fotografia. A exposição faz parte da programação da 8ª edição do BRASILEIRAFRO, realizado no Centro Cultural da Unisuam, dependências do Centro Universitário Augusto Motta – Unisuam, no período de 22 a 29 de Novembro de 2017 em Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro.

Exposição OJU OLHOS - Fenig

Cultne registrou com imagens da Fenig, música de Glaucus Linx (Alabe Alaketu Jazz), e edição de Filó Filho a exposição fotográfica Ojú - Olhos do fotógrafo Raimundo Santa Rosa na Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) em 18 de novembro de 2019.

Exposição fotográfica Januário & Jorge Ferreira - Nova Iguaçu

O 1º Festival de Artes Negras de Nova Iguaçu, apresentou no último dia 5 de dezembro de 2018, em Nova Iguaçu, no município do Estado do Rio de Janeiro duas exposições de fotografias visando a valorização das manifestações culturais afro-brasileiras, proporcionando a reflexão sobre o combate ao racismo, promoção da igualdade, cidadania e diversidade.

Exposição Rasec - Parte 2

A Cor da Pele registrou a exposição do artista plástico Rasec em 1987. Um dos maiores artistas cultura afrobrasileira começou a expor o seu trabalho em 1976 na Sociedade Brasileira de Belas Artes.

Exposição Rasec - Parte 1

A Cor da Pele registrou a exposição do artista plástico Rasec em 1987. Um dos maiores artistas cultura afro brasileira começou a expor o seu trabalho em 1976 na Sociedade Brasileira de Belas Artes.

Emanoel Araujo - Exposição

Cultne registrou em 19 de dezembro de 2010 a exposição Autobiografia do Gesto / Cosmogonia dos Símbolos de Emanuel Araújo no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro. Emanoel Alves de Araújo nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia em 15 de novembro de 1940. É escultor, desenhista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Filho de pai cafuzo e mãe mestiça, Emanoel nasceu em uma tradicional cidade baiana, cujo cenário o inspirou para a execução de algumas de suas produções.

Durval Ferro - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem do artista plástico Durval Ferro no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.

Djalma do Alegrete

Djalma do Alegrete, o pintor da Negritude Djalma Cunha dos Santos,nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul- RS (1931 - 1994). Foi figurinista, cenógrafo, desenhista, pintor e professor. Concluiu seus estudos artísticos no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre (1957), tendo se especializado em retratos. Entre 1958 e 1962 criou vários cenários e figurinos para teatros no Rio Grande do Sul. São também de sua autoria os com os quais, em 1963, Ieda Maria Vargas conquistou os títulos de Miss Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Miss Breasil (Rio de Janeiro) e Miss Universo (Miami). Foi professor de desenho e participou, dentre outras, da Exposição de Artistas Gaúchos, no Leme Palace Hotel (Rio de Janeiro) e realizou várias mostras individuais pelo Brasil.

Artes Plásticas - Jurandir Freitas Jr.

Com imagens e edição de Filó Filho, o Cultne esteve presente na X Feira Preta realizada no último dia 18 de dezembro de 2011. Durante o evento rolaram várias manifestações populares, entre elas a exposição do artista plástico Jurandir Freitas Jr que apresentou suas obras abstratas e figurativas.

Artes Plásticas - Jose Heitor da Silva

Cultne registrou a exposição e o lançamento do livro que homenageou a arte e a cultura afro-brasileira. Abdias Nascimento, figura central da Exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas" pode ser visto na Mostra que reúne trabalhos de Abdias Nascimento e de mais quatro artistas brasileiros, entre eles o nosso entrevistado, o escultor além-paraibano José Heitor da Silva.

Artes Plásticas - Guilherme Scabin

O Acervo CULTNE esteve presente mais uma vez em São Paulo em mais uma edição da FEIRA PRETA apresentando seus vídeos contando a história do negro no Brasil marcada por grandes acontecimentos, lutas e resistências. A mostra reuniu os vídeos exibidos na primeira edição do CULTNE NO CINEMA realizado no Cine Odeon BR no centro do Rio de Janeiro.

Artes Plásticas - 20 novembro

Cultne registrou em 20 de novembro de 2011 a exposição de artes plásticas promovida pelo Departamento Cultural do Renascença Clube durante as comemorações a Zumbi dos Palmares.