A Resistência Negra ao Projeto de Exclusão Racial - Brasil 200 Anos

Recentemente foi lançado o livro "A Resistência Negra ao Projeto de Exclusão Racial - Brasil 200 Anos". Organizado pelo professor e doutor Hélio Santos, o livro reúne textos de 34 intelectuais negras e negros de diversas regiões do país para refletir sobre os 200 anos da Independência do Brasil. A Cultne esteve presente registrando o lançamento dessa obra e os depoimentos dos intelectuais e parceiros que também estavam presentes para prestigiar esse livro que servirá de referência para um novo Brasil.

Lançamento do livro de Jacques D'Adesky

Cultne TV registrou na Livraria Travessa em Botafogo, RJ o lançamento do livro "Uma breve História do Racismo. Intolerância, Genocídio e Crimes contra a Humanidade", de autoria do antropólogo Jacques d’Adesky, intelectual afro-europeu, que há décadas se dedica ao estudo e à produção acadêmica sobre esse tema no Brasil, deve ser recebido como uma contribuição significativa ao entendimento de um fenômeno demasiado importante para ser relegado à esfera do senso comum. De particular interesse para os estudiosos do racismo, são os tópicos que abordam a evolução desse pensamento, desde a intolerância religiosa em países como Grécia, Império Romano e o antigo Egito, passando pelo antijudaísmo cristão e o proto-racismo árabe e ibérico, que acabam fornecendo as justificativas iniciais para a escravização de africanos, tanto nas Américas quanto no Oriente Médio, e que constituem um capítulo muito pouco – e imerecidamente – conhecido da história. Passa-se daí à construção do racismo científico, com o mito ariano e as bases ideológicas do nazismo, com destaque para o antissemitismo, a eugenia e a sociobiologia, pseudociência recentemente proposta (década de 1970).

Escrevivendo Diálogos com a escola Pública

Cultne registrou em 10 de maio de 2022 no Mercado Casarão, anexo ao Dida Bar no Rio de Janeiro, o lançamento do Livro “Escrevivendo Diálogos com a Escola Pública: Por um projeto de educação antirracista e democrática.” O livro é gratuito e tem ele online no Observatorio de Educação do Instituto Unibanco e no site da Revista Uniperiferias Patrícia dos Santos (@patepsantos) - Organizadora Ana Beatriz da Silva - Organizadora Autoras entrevistadas: Luciana Ribeiro (@luroribeiro) Lady Christina de Almeida Editora: UNIperiferias (@uniperiferias)

Nei Lopes Lançamento Livro Rio Negro 50

O lançamento e o bate-papo rolou com roda de samba com Nei Lopes, Ruy Castro, Pedro Amorim, Marquinho China, Tiago Prata, Anderson Balbueno e Paulino Dias sobre o lançamento do Livro “Rio Negro 50” de Nei Lopes. Nas páginas de Rio negro, 50, a história do Rio de Janeiro da década de 1950 é contada por personagens negros e mulatos. O livro completa uma trilogia da qual fazem parte Mandingas da “mulata velha” na cidade nova (Língua Geral) e A lua triste descamba, romances protagonizados por personagens negros que participam da história do Rio.

Lançamento do Livro do Ilê Axé Opô Afonjá

Em 30 de abril, o Renascença Clube, através do Departamento Cultural e Artístico, abriu as portas para o lançamento do livro “Ile Asé Opo Afonjá: da Pedra do Sal até Coelho da Rocha”, de Ed Machado.

Lançamento Livro Famílias Negras Centenárias

Famílias negras centenárias existem e este trabalho etnográfico prova isto! O livro é o resultado de tese de doutorado do autor, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 2015. O estudo foi realizado basicamente na cidade de Rio Claro / RJ, ao longo de quase uma década junto à família materna do autor.
Lançamento de Livro 05:29
EP12 - Enraizados

Enraizados

Cultne registrou a festa de lançamento do livro " Enraizados - Os Híbridos Glocais" que conta a história do Movimento Enraizados. Dias após chegar de sua turnê pela França, o rapper Dudu de Morro Agudo foi convidado pela Heloisa Buarque de Holanda a escrever um livro que conte a história do Movimento Enraizados. Dudu aceitou o desafio e então começou o processo de criação de sua primeira obra literária.

Laçamento Livro " Histórias de Leves Enganos e Parecenças" - Conceição Evaristo

Lançamento do livro " " no dia 23 de junho de 2016 no centro do Rio com imagens e edição de Alexandre Dias, Victor Dias e Filó Filho para o Acervo Cultne.

Lançamento do Livro "Rapistórias"

O autor Edson de Souza iniciou a escrita deste livro há quase cinco anos atrás, e tinha como ideia gerar uma história que pudesse alcançar à todos independentemente de suas idades. A escrita de Rapistórias não é para crianças, adolescentes ou adultos... é para todas as idades, comunica com todas as gerações!

Guia das Feijoadas das Escolas de Samba RJ

Cultne com imagens e reportagens de Filó Filho e Pedro Oliveira registraram no último dia 24 de janeiro de 2013, na Livraria Argumento, o lançamento do "Guia de Feijoadas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro", uma espécie de "mapa da mina" que revela segredos e sabores das feijoadas servidas nas quadras das Escolas de Samba da cidade carioca, de autoria de Augusto Carazza e Regina Sá.

Exposição Black Rio 1976 - Lapa RJ

1976 - MOVIMENTO BLACK RIO 40 ANOS Exposição e livro resgatam o importante movimento social e musical que teve seu auge no Rio de Janeiro nos anos 1970

Expo Africa-Brasil - Lançamento Livro

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou a exposição e o lançamento do livro que homenageou a arte e a cultura afro-brasileira. Abdias Nascimento, figura central da Exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas" pode ser visto na Mostra que reúne trabalhos de Abdias Nascimento e de mais quatro artistas brasileiros, entre eles o nosso entrevistado, o design gráfico carioca Luis Carlos Gä. Em homenagem a memória de Abdias do Nascimento, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (Ipeafro), em parceria com o Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, realizou a exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas". A mostra fez uma abordagem áudio visual da história, tradição e simbologia das civilizações africanas e suas contribuições para o legado cultural brasileiro. Trabalhos de artistas que promovem a valorização da cultura afrobrasileira foram selecionados para compor o acervo da exposição. Integram a mostra: José Heitor da Silva (escultura em madeira), Sebastião Januário (pintura), Luiz Carlos Gá (design gráfico) e Maurício Pestana (cartuns e cartazes). A atriz Iléa Ferraz comparece com o prêmio que ela criou e que foi outorgado a Abdias Nascimento, em 2007. A exposição integra uma ação contínua no campo da educação promovida pelo Ipeafro, e apresenta o acervo de peças criadas pelo Instituto, como a Linha do Tempo dos Povos Africanos, onde está ilustrada como os africanos produziram cultura e conhecimento durante milênios em liberdade e soberania. E também o trabalho das instituições criadas por Abdias -- o Teatro Experimental do Negro, em 1944; Museu de Arte Negra, em 1950 e o próprio Ipeafro criado, em 1981. A Exposição "África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas" que homenagea à memória de Abdias Nascimento pode ser vista no Centro Cultural da Justiça Federal no centro do Rio de Janeiro no período de 08 de outubro a 04 de dezembro de 2011 (fonte: Denise Porfírio - Revista Africas)

Dj Bon Ecko lançando livro na Rio DJ Meet

Cultne registrou com imagens de Mario Elena e edição de Filó Filho o lançamento do livro “DJs, quem são vocês?” de autoria do DJ Bon.Ecko no Dia Mundial do DJ na estreia do Rio DJ Meet! O Rio DJ Meet iniciou suas atividades em evento gratuito com palestras e lançamento do livro no Memorial Municipal Getúlio Vargas. Acompanhando as comemorações pelo Dia Mundial do DJ, dia 09 de março, o movimento cultural Rio DJ Meet abriu seus trabalhos levando conteúdo gratuito em 3 palestras voltadas a esses profissionais.

Lançamento Livro Jurema Batista

Cultne registrou em 21 de outubro de 2011 o lançamento do livro biográfico de Jurema Batista "Sem passar pela vida em branco" no Museu da República no Catete. O evento contou com a presença de políticos, personalidades e amigos da autora.

Martin Luther King - Lançamento de Livro

Lançamento do Livro da autobiografia de Martin Luther King, com tradução de Carlos Alberto Medeiros na Livraria Saraiva no dia 14 de novembro de 2014. Cultne registrou o evento com imagens e edição de Filó Filho.
Lançamento de Livro 10:27
EP3 - Livro: FELA - Esta Vida Puta

Livro: FELA - Esta Vida Puta

Cultne registrou um lançamento especial no último dia 10 de junho de 2011, na livraria KITABU - a única livraria de literatura negra do Rio de janeiro, que recebeu o professor e pesquisador cubano Carlos Moore para o lançamento do seu livro "FELA - Esta Vida Puta". O livro é a primeira tradução para o português da biografia oficial do nigeriano Fela Kuti, com quem o autor conviveu pessoalmente, tornando-se seu amigo até a morte do cantor nigeriano (em agosto de 1997, em consequência da Aids).
Lançamento de Livro 04:27
EP2 - Livro: FELA - Elisa Larkin

Livro: FELA - Elisa Larkin

Cultne entrevistou a Prof. Dra. Elisa Larkin do IPEAFRO, presente no último dia 10 de junho de 2011, na livraria KITABU - a única livraria de literatura negra do Rio de Janeiro, que recebeu o professor e pesquisador cubano Carlos Moore para o lançamento do seu livro "FELA - Esta Vida Puta". O livro é a primeira tradução para o português da biografia oficial do nigeriano Fela Kuti, com quem o autor conviveu pessoalmente, tornando-se seu amigo até a morte do cantor nigeriano (em agosto de 1997, em consequência da Aids).

Livro Fela Esta Vida Puta - Semog

Em 10 de junho de 2011,o poeta e escritor Elé Semog falou ao Cultne na livraria KITABU - a única livraria de literatura negra do Rio de Janeiro, onde foi lançado o livro "FELA -- Esta Vida Puta". O livro é a primeira tradução para o português da biografia oficial do nigeriano Fela Kuti, escrito pelo Professor Carlo Moore.
TV Alerj 00:29:01
EP2 - Marcelle Motta
TV Alerj 00:31:10
EP18 - Amanda Amado
Santoz Cocktails &... 07:28
EP3 - How to make strained Caipirinha
Festival Ori 06:00
EP12 - Luthuly
Quintal de Madureira 03:06
EP7 - Samba de Roda do Awurê
No balanço do Reggae 04:19
EP20 - Show Macdonis - Reggae
Espetáculos de Teatro 14:29
EP19 - Lima Barreto ao Terceiro Dia
Cultne Quarentena 1:28:58
EP9 - Negritude - EP 01