Escurecendo as ideias-Movimentos de Cultura e política

Escurecendo as ideias-Movimentos de Cultura e política

Escurecendo as ideias - PMMRUA com Néia Bueno e Markinhus Souza

No episódio #15 do programa Escurecendo às Ideias, a apresentadora Zaila Luz conversa com Néia Bueno e Markinhus Souza sobre o Projeto Meninos e Meninas de Rua. O projeto atua no cuidado à primeira infância, com crianças e adolescentes, jovens trans e educação popular.

Escurecendo as ideias- Movimento Hip Hop com Leolito e Soulzulu

No Episódio #14 do programa Escurecendo às Ideias, a apresentadora Zaila Luz troca ideias sobre Batalha de Rimas, Slam, Hip-hop e RAP. Os convidados que vão fazer essa troca são Soul Zulu e Leolito, a dupla do grupo de RAP Nacional, Instinto Malê e organizadores da Batalha do Grau.

Escurecendo as ideias- Cinema Negro com Joyce Prado

No décimo terceiro episódio do programa Escurecendo às Ideias, o bate papo foi no formato de podcast. E para o bate papo sobre cinema negro, convidados a cineasta da Oxalá Produções -Joyce Prado, que também é associada da APAN- Associação dxs profissionais do Audiovisual Negro. Na condução das perguntas estava Mayra Ribeiro, Thiago Fernandes e Philipi Santos

Escurecendo as ideias- Musicalidade e povos de Terreiro com Felipe Brito

Escurecendo as ideias- Musicalidade e povos de Terreiro com Felipe Brito

Escurecendo as ideias - Projeto Politidivas com Zaila Luz&Mayra Ribeiro

No décimo primeiro episódio do programa Escurecendo às Ideias, o apresentador Rodrigo de Araújo conversa com a estudante de pedagogia Zaila Luz e com a psicóloga Mayra Ribeiro. O tema de hoje é sobre a trajetória e a importância do trabalho político do projeto Politidivas.

Escurecendo as ideias- Coalizão Negra por Direitos com Adriana Moreira

No décimo episódio do programa Escurecendo às Ideias, a apresentadora Victória Alves, conversa com a pesquisadora e militante Adriana Moreira. O tema de hoje é sobre a trajetória e a importância do trabalho político das organizações negras brasileiras.

Escurecendo as ideias- Núcleo virtual com Arlene Ramos

No nosso nono episódio do programa Escurecendo às Ideias, nosso apresentador Wellington Lopes troca ideias com a Coordenadora do Núcleo Virtual de educação popular da UNEafro Brasil, Arlene Ramos. O tema de hoje é Educação na Pandemia, nesse sentido, o que podemos pensar sobre como jovens negros e negras, indigenas e periféricas se prepararam para o ensino superior em meio a pandemia de covid-19?

Escurecendo as ideias - DEMOCRACIA com Wellington Lopes

No oitavo episódio do programa Escurecendo às Ideias, nossa apresentadora Victória Alves troca ideia com o nosso também apresentador, Wellington Lopes. O tema de hoje é "Democracia", nesse sentido, o que podemos pensar sobre a relação da sociedade civil, do Estado e a participação política?

Escurecendo as ideias- Marco Temporal com Yakuma Txicão

Neste sétimo programa, o apresentador Rodrigo de Araújo conversa com Yakuma Txicão sobre Marco Temporal e seus impactos nos povos indígenas.

Escurecendo as ideias- Juventude na política - com Beatriz Lourenço e Débora Dias

Neste sexto episódio, o programa traz o tema "Juventude na Política". O Apresentador Wellington Lopes, conversa com Débora Dias e Beatriz Lourenço. Trazendo debates importantes sobre o papel da juventude nas mobilizações de grupo e articulações fundamentais para o fazer político na nossa sociedade.

Escurecendo as ideias- 50 anos do dia da Conciência Negra

HOMENAGEM AOS 50 ANOS DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA "No século XX, o Grupo de Estudos Palmares, de Porto Alegre, no Sul do Brasil, tomou a iniciativa de organizar uma mobilização nacional na tentativa de refundar uma referência de memória e história para a população negra e afrodescendente. Nascia em “1971 - Primeiro ato evocativo do Vinte de Novembro, a Palmares em 20/11 no Clube Náutico Marcílio Dias” (SILVEIRA, 2003, p. 34). Essa mobilização tomaria diversas áreas de articulação, institucionais e populares, intelectuais e militantes (GONZALES; HASENBALG, 1982). Nesse sentido, posteriormente, o ano de 1978 se tornaria a abertura para uma frente mais robusta de articulação nacional e em: 1978-1988 - Fase de articulação nacional, protestos, reivindicações, agitação política, artística, cultural. Instituições oficiais (assessorias, conselhos). Assembleia Nacional Constituinte. Intensifica-se a criação das semanas do negro. Memorial Zumbi [...] Antologias literárias, congressos, os Perfis da literatura negra, os negros na Bienal da Nestlé de literatura. MNUCR e o nome Dia da Consciência Negra para o vinte de novembro [...] (SILVEIRA, 2003, p. 40.41) Segundo Silveira (2003), essa primeira fase foi encerrada no ano em que se completaria os cem anos da abolição. Esse encerramento abriria caminho à uma “fase de conquistas”. A partir de 1988 em diante, essas conquistas estariam intimamente ligadas ao trabalho e participação política em órgãos institucionais, assembléia legislativa e partidos políticos por parte dos Movimentos Negros organizados. Esses aspectos estariam presentes na construção do texto da constituição ao se tocar em questões étnico raciais, demarcação de terras, a institucionalização desses processos, produções teóricas nas áreas de educação, história, etc. “A cobrança da dívida social: reparações, políticas públicas de ação afirmativa buscando o concreto, o palpável [...]”. (SILVEIRA, 2003, p. 41)." (Trecho de "Cotas não é esmola" por Wellington Aparecido Santos Lopes)

Escurecendo as ideias- Mudanças Climáticas com Mariana Belmont

O apresentador Rodrigo Araújo conversa com a jornalista, pesquisadora e colunista no Ecoa UOL, Mariana Belmont , sobre mudanças climáticas, racismo ambiental e suas consequências. Qual é a população que você pensa quando falamos em enchentes, deslizamentos e impactos ambientais?

Escurecendo as ideias- Teledramaturgia e Antiracismo com Sidney Santiago Kuanza

Neste terceiro episódio do programa "Escurecendo as Ideias", a apresentadora Victória Alves conversa com o ator, pesquisador, diretor e militante Sidney Santiago Kuanza, sobre a telegramaturgia brasileira e antirracismo. Qual é o rosto que você visualiza quando pensa em cinema, teatro e novela?

Escurecendo as Ideias - Saúde Mental da população negra com Cátia Cipriano (TV UNEafro)

No segundo episódio do nosso programa de entrevistas, Wellington Lopes conversa com Cátia Cipriano, psicóloga e atualmente na coordenação de projetos voltados ao acompanhamento da saúde mental de pessoas negras e periféricas.

Escurecendo as Ideias - Guerra às Drogas com Fábio Pereira (TV UNEafro)

Neste primeiro programa, nosso apresentador Rodrigo Araújo conversa com Fábio Pereira, da rede AMPARAR. A rede atua com familiares e amigos de pessoas presas, inclusive com as mesmas. O objetivo foi debater sobre guerra às drogas e encarceramento.

TV UNEafro - 18 Marcha da Conciência Negra

Min doc da 18° Marcha da Consciência Negra de São Paulo: 50 anos do Dia Nacional da Consciência Negra e Fora Bolsonaro Racista, construída em unidade entre a Coalizão Negra por Direitos e a Convergência Negra.

Hortas Comunitárias parte 2 - Projeto Juventude Negra Viva

Após um ano de atividades, o projeto "Juventude Negra Viva" conclui sua primeira etapa que temos o orgulho de apresentar nesse vídeo.

Hortas Comunitárias - Projeto Juventude Negra Viva

Após um ano de atividades, o projeto "Juventude Negra Viva" conclui sua primeira etapa que temos o orgulho de apresentar nesse vídeo.

Núcleo Pagode na Disciplina recebe doações de livros pelo Twitter Brasil

O Núcleo Uneafro Pagode na Disciplina, localizado na zona sul de São Paulo, recebeu da equipe do Twitter Brasil a doação de livros para a estruturação da primeira biblioteca comunitária no território do Jardim Miriam.

TV Uneafro | Milhares de pessoas lotam os atos do #13deMaioNasRuas em São Paulo

Em protesto, o ato #13deMaioNasRuas cobrou justiça pelos mortos da operação realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, na Favela do Jacarezinho, que terminou 28 pessoas assassinadas, jovens negros em sua maioria. Milhares de manifestantes tomaram as ruas de São Paulo, no Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, com o objetivo de evidenciar o racismo, o governo genocida de Jair Bolsonaro, e defender a urgência da vida. "Nem bala, nem fome e nem covid. O povo negro quer viver!"

Núcleo Obará: Apresentação

O Núcleo Obará surgiu em maio de 2019 a partir da necessidade de um projeto de escuta e cuidado voltado à população negra e militantes da Uneafro Brasil. A partir daí se pensou nesse espaço de desenvolvimento do corpo, da mente e da alma com base na Política Nacional de Práticas de Saúde Integrativas e Complementares utilizando recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. No Núcleo, são oferecidas terapias como o reiki, a radiestesia, e a massagem ayurvédica e tarot, além da psicoterapia.

Consciência Negra é ajudar a quebrada a se manter viva!

Com o acirramento das desigualdades trazidas pela COVID-19 a Uneafro Brasil mobiliza correntes de apoio nos territórios em que atua. Temos uma campanha de arrecadação para a compra de alimentos e produtos de higiêne e limpeza; levamos informação e cuidado através da atuação do projeto Agentes Populares de Saúde e pacotes de internet para os estudantes de baixa renda poderem estudar. Enquanto movimento, nos movemos pela vida e pelos sonhos do nosso povo.

Agentes Populares de Saúde | Episódio 5: Apoio além da COVID-19

Nesse 5º episódio, Irene Conceição conta sua experiência com o COVID-19 e os Agentes Populares de Saúde atuantes em São Bernardo do Campo. " A gente se sente acolhido, protegido, e saber que alguém na face da terra de preocupa com cada ser humano. Nós estamos nas mãos de seres que não se preocupam com o ser humano. O Estado abandonou a gente”, ressalta a costureira.

Agentes Populares de Saúde | Episódio 4: Comunicação do Projeto

No 4º episódio da websérie Agentes Populares de Saúde, contamos como é feita a comunicação do projeto nos territórios, a distribuição de cartilhas de autocuidado e cuidados domésticos, os banners, cartazes e a conexão com a rede de jornalismo periférico, para amplia o alcance e inspira

Agentes Populares de Saúde | Episódio 3: Apoio emocional e saúde mental

No terceiro episódio da websérie Agentes Populares de Saúde, a aderência da população preta e periférica aos cuidados psicológicos é apresentado como algo indispensável para enfrentemos consequências da pandemia de COVID-19. Neste vídeo, a psicóloga Cátia Cristina Cipriano, conta

Agentes Populares de Saúde | Episódio 2: O trabalho das agentes

O segundo episódio da websérie Agentes Populares de Saúde traz os acompanhamentos que tem acontecido no território de Poá, cidade da Grande São Paulo. Neste vídeo você vai ver como agentes populares, profissionais de saúde e coordenadores de núcleo da Uneafro têm

Agentes Populares de Saúde | Episódio 1: O que é o projeto?

"No período de isolamento social todas as ações da Uneafro foram suspensas e os esforços da nossa rede foram direcionados para ajudar as famílias desses territórios", conta Vanessa Nascimento, coordenadora do projeto.

Famílias apoiadas em Poá e região metropolitana de São Paulo pelo Instituto GPA

Mais de 950 famílias apoiadas pela Uneafro Brasil na Região Metropolitana de São Paulo foram beneficiadas com as doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza do Extra, por meio do Instituto GPA.O Núcleo XI de agosto , localizado no Bairro Cidade Kemel em Poá, realiza a entrega de cestas básicas para famílias vulneráveis do território. A terceira fase da campanha está no ar, e continuará ajudando as famílias mapeadas pela Uneafro Brasil e parceiros, além de 8 quilombos, em 5 estados.

TV UNEAFRO- 1°Encontro Internacional da Coalizão Negra por Direitos

Em novembro de 2019, representantes de mais de 100 organizações do movimento negro de 20 estados brasileiros se reuniram em São Paulo para dar continuidade às ações da Coalizão Negra por Direitos, uma articulação de incidência política nacional e internacional surgida no início do ano, com o objetivo de enfrentar o racismo e defender direitos da população negra brasileira. O diálogo contou também com a presença de líderes de grupos da Colômbia, África do Sul, Equador, Reino Unido, Togo e Estados Unidos, que esteve presente com uma comitiva de 14 membros do Black Lives Matter. Deste encontro surgiu uma importante carta-programa composta por 14 princípios e 25 agendas de reivindicações e exigências destes movimentos junto ao estado e à governos.

TV Uneafro | Imersão no Quilombo de Ivaporunduva

Em busca da troca de conhecimentos e vivências educacionais, organizacionais e ancestrais, coordenadores e professores de núcleos da Uneafro foram acolhidos no final de semana do 29 de fevereiro pela comunidade do quilombo Ivaporunduva - Município de Eldorado São Paulo - e também membros da CONAQ. Com a imersão na história da região e os compartilhamentos de saberes, pela continuidade da resistência, fortalecemos a aliança negra campo-cidade.
UNEafro Brasil 00:02:26
EP5 - Entrevista Suzane Jardim

Entrevista Suzane Jardim

Acesse: https://uneafrobrasil.org/

TV Uneafro | Marcha das Mulheres Negras de São Paulo 2019

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, 25 de julho, a Marcha de Mulheres Negras de São Paulo realizou um ato no centro de São Paulo para lutar contra a violência e aos ataques promovidos pelo Estado aos direitos humanos, como o Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro e a reforma da Previdência.

AULÃO 10 anos da Uneafro Brasil

Há dez anos, o dia de sábado para a Uneafro Brasil é marcado pelo encontro de jovens de diferentes territórios periféricos, que se ocuparam em uma sala de aula em busca do sonho de ocupar as universidades públicas e privadas existente no Brasil e no exterior.

Aulão da Uneafro Brasil na USP em 2018

Neste sábado, dia 14 de Abril, exato um mês do assassinato de Marielle e Anderson, a Uneafro reuniu seus estudantes, professores e militantes na FFLCH USP, para celebrar a memória e o legado desta irmã querida, que iniciou sua trajetória num Cursinho Pré Vestibular na favela da Maré, no RJ, trabalho similar à este que Uneafro realiza.

Vídeo Institucional Uneafro Brasil

As aulas são totalmente gratuitas e oferecidas em espaços comunitários com o compromisso de oferecer uma educação libertária e crítica, destinadas a jovens e adultos da comunidade negra e moradores de periferias como um todo.