Coalizão Negra por Dir... 02:39:02
EP14 - 7 DE SETEMBRO - Que democracia queremos?

7 DE SETEMBRO - Que democracia queremos?

7 DE SETEMBRO - Que democracia queremos?

Enquanto Houver Racismo Não Haverá Democracia

O manifesto "Enquanto Houver Racismo Não Haverá Democracia" deu origem ao encontro de mesmo nome realizado em dezembro de 2021, em Olinda-PE.

Quilombo nos Parlamentos | As pré-candidaturas do movimento negro #Eleições2022

Assista o lançamento do Quilombo nos Parlamentos, iniciativa da Coalizão Negra Por Direitos que apresenta mais de 100 pré-candidaturas, alinhadas com o movimento negro, para cargos no Congresso Nacional e Assembléias Legislativas nas Eleições 2022. Saiba mais em quilombonosparlamentos.com.br

5 ANOS DE MARCHA DAS MULHERES NEGRAS | Enquanto houver racismo não haverá democracia

5 anos da Marcha das Mulheres Negras - Contra o racismo, a violência e pelo bem viver, com @selmadealdina (@conaquilombos), Angela Maria da Silva Gomes (MNU), @clatiavieira (Fórum Nacional das Mulheres Negras), @nilmabentes (@amnboficial) e @rosilenetorquatodeoliveirae (Agentes Pastorais Negros) com mediação de @reginaadamii (IROHIM).

Helio Santos durante o especial “A Cor do Voto "

A Coalizão Negra por Direitos realizou a transmissão ao vivo do especial “A Cor do Voto - Por uma política com a cara do Brasil!” no dia 06 de setembro.

Nossa fé é antirracista, em defesa das vidas negras!

"Eu vou morrer! Eu vou morrer!" "Eu não consigo respirar!" "Ele não viu que eu estava com o uniforme da escola?" "Por que o senhor atirou em mim?" "Não precisa me matar, senhor..." “Quero a minha mãe!” As frases foram ditas por pessoas diferentes, adultos, jovens e crianças, em ocasiões e locais diferentes e distantes entre si. Estas palavras são gritos de pessoas negras que tiveram suas vidas interrompidas violentamente pelo racismo.

MANIFESTO | Enquanto houver RACISMO, não haverá DEMOCRACIA.

Em nosso passado, formamos quilombos, forjamos revoltas, lutamos por liberdade, construímos a cultura e a história deste país. Hoje, lutamos por uma verdadeira democracia, exercício de poder da maioria, e conclamamos aqueles e aquelas que se indignam com as injustiças de nosso país. NÃO HÁ DEMOCRACIA SEM ENFRENTAR O RACISMO.

Douglas Belchior fala na coletiva de imprensa do Superpedido de Impeachment

Assista a fala de Douglas Belchior, professor de história, integrante da Coalizão Negra Por Direitos e da Uneafro Brasil na coletiva de imprensa após o protocolo do Superpedido de Impeachment pela saída do presidente Jair Messias Bolsonaro, feito nessa quarta-feira, 30/06, em Brasília. O pedido foi construído por organizações do movimento negro brasileiro, movimentos sociais e parlamentares e reúne todos os crimes cometidos por Bolsonaro, desde sua chegada no governo federal, em 2019.
Coalizão Negra por Dir... 00:04:25
EP7 - #29MFORABOLSONARO

#29MFORABOLSONARO

No último sábado, a Coalizão Negra Por Direitos esteve presente nas manifestações pelo Fora Bolsonaro em diversas capitais do Brasil e do mundo, gritando contra o genocídio negro, a ausência de vacinas e por auxílio emergencial. Veja a intervenção de Douglas Belchior, integrante da Coalizão Negra por Direitos no ato de São Paulo.

Ato da Coalizão Negra Por Direitos na Esplanada dos Ministérios após o protocolo do Impeachment

Na manhã dessa quarta-feira, 12 de agosto, a Coalizão Negra Por Direitos protocolou o 56º pedido de Impeachment contra o Presidente da República, Jair Bolsonaro, o primeira da história do movimento negro. A ação foi seguida de um ato em frente a Esplanada dos Ministérios simbolizando às mais de 104 mil mortes decorrentes da COVID-19 e de assassinatos deliberados contra pessoas negras decorrentes do Estado.

Movimento negro protocola pedido de impeachment de Bolsonaro

A Coalizão Negra por Direitos, frente que reúne mais de 150 entidades do movimento negro, protocolou nesta quarta-feira, 12 de agosto, um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. A organização aponta crimes de responsabilidade na violação dos direitos individuais e sociais por negligência ao combate à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. O pedido de impedimento também ressalta a insuficiência de medidas que deveriam ter sido implementadas pela equipe de Bolsonaro em benefício das populações mais vulneráveis como os negros, pobres, empregadas domésticas e trabalhadores informais e as comunidades tradicionais como as quilombolas. Esse é o 56º pedido de impeachment contra o presidente da República - e o primeiro na história do movimento negro brasileiro. Em ato simbólico, após a solicitação do pedido, manifestantes se reuniram no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional e entre os ministérios da Justiça e da Saúde.
Coalizão Negra por Dir... 01:00:08
EP4 - CIDH HAITI | Coalizão Negra Por Direitos

CIDH HAITI | Coalizão Negra Por Direitos

Coalizão Negra Por Direitos no 175° Período de Sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que acontece na deflagrada Porto Príncipe, capital da terra sagrada do Haiti, em 06 de março de 2020. A comitiva denunciou o estado brasileiro pelo genocídio negro permanente e continuado que promove, sobretudo por meio de suas políticas de segurança pública e de sua polícia assassina. Estiveram presente Douglas Belchior, da @UNEafroBrasil; Rosilene Torquato, liderança na Baixada Fluminense do RJ e dos Agentes Pastorais Negros do Brasil; Sheila Carvalho, advogada e Defensora de Direitos Humanos; Fernanda Garcia, irmã de uma das vítimas da chacina de Paraisópolis e Glória Maria, produtora cultural na Batalha do Paraisópolis, jornalista e produtora audiovisual.

I Encontro internacional da Coalizão Negra Por Direitos

Em novembro de 2019, representantes de mais de 100 organizações do movimento negro de 20 estados brasileiros se reuniram em São Paulo para dar continuidade às ações da Coalizão Negra por Direitos, uma articulação de incidência política nacional e internacional surgida no início de 2019, com o objetivo de enfrentar o racismo e defender direitos da população negra brasileira. O diálogo contou também com a presença de líderes de grupos da Colômbia, África do Sul, Equador, Reino Unido, Togo e Estados Unidos, que esteve presente com uma comitiva de 14 membros do Black Lives Matter. Deste encontro surgiu uma importante carta-programa composta por 14 princípios e 25 agendas de reivindicações e exigências destes movimentos junto ao estado e à governos.

Angela Davis apoia agenda internacional da Coalizão

"Eu vejo essa Coalizão como a esperança para o futuro do Brasil", disse a filósofa e ativista Angela Davis em reunião com integrantes da Coalizão Negra por Direitos, na última terça-feira, 22 de Outubro. O encontro contou com cerca de 60 representantes de entidades do movimento negro, de diversas regiões do país. A Coalizão apresentou as pautas da agenda política para enfrentar o genocídio e a necropolítica no Brasil e obteve o apoio de Ângela Davis para repercussão das denúncias e para a construção de uma rede internacional de solidariedade da diáspora negra.

CIDH JAMAICA | Comitiva da Coalizão Negra Por Direitos

Veja trechos dos depoimentos dos integrantes da comitiva da Coalizão Negra Por Direitos que estiveram presentes no encontro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos - CIDH, que aconteceu em Kingston, na Jamaica, em maio de 2019.
Movimento Negro Contem... 07:35
EP12 - Tributo a Sebastiana Arruda
Movimento Negro Contem... 03:41
EP10 - Tributo a Martin Luther King
Movimento Negro Contem... 03:25
EP18 - Movimento Negro 1983 - Marcos Romão
Movimento Negro Contem... 03:36
EP8 - Revista Acervo - Arquivo Nacional
Movimento Negro Contem... 02:30
EP4 - Batepapo cultural
Movimento Negro Contem... 14:09
EP2 - Paulo Paim - Cidadão Carioca
Movimento Negro Contem... 05:06
EP1 - Parabéns Renascença Clube - 66 anos
Movimento Negro Contem... 05:44
EP18 - Nigerian Connection - 3/3
Movimento Negro Contem... 04:54
EP17 - Nigerian Connection - 2/3
Movimento Negro Contem... 03:30
EP16 - Nigerian Connection - 1/3
Movimento Negro Contem... 09:07
EP1 - Marcos Romão - Movimento Negro
Movimento Negro Contem... 09:30
EP20 - MAGRÁCIA - PARTE 2
Movimento Negro Contem... 08:44
EP19 - MAGRÁCIA - PARTE 1
Movimento Negro Contem... 01:35
EP14 - Luiz Carlos Gá - 20 de Novembro
Eventos e Manifestações 09:49
EP7 - Desmond Tutu no Rio
Cultne Quarentena 1:02:33
EP3 - Violência Urbana