Tô no Acervo - Reppolho

Tô no Acervo - Eu percussionista, cantor, compositor, pesquisador e e escritor, Reppolho. Desde a sua infância em Olinda, Pernambuco, vivia cercado pelo som dos tambores mágicos dos terreiros de candomblé, ao lado de sua mãe, filha de santo. Tornou-se um grande percussionista, conhecido no Brasil e no exterior por acompanhar expoentes da MPB como Johnny Alf, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Nana Caymmi, Paulo Moura, Elza Soares, Tim Maia, Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Elba Ramalho e Moraes Moreira, entre outros. Acompanhou também Deborah Blando e foi parceiro da cantora na música "Unicamente", que recebeu Disco de Ouro como tema da novela "A indomada", em 1998. A partir dos anos 80, desenvolveu uma nova linguagem na percussão brasileira com uma postura cênica no palco, traduzindo para um dialeto urbano toda a tradição dos tambores.

Tichina Arnold - Tô no Acervo

Cultne com imagens e edição de Filó Filho e reportagem de Carlos Medeiros entrevistou no último dia 16 de Fevereiro de 2011 a atriz americana Tichina Arnold, a Rochelle do seriado de TV "Everybody Hates Chris" (Todo mundo odeia o Chris). Tichina veio Brasil como convidada do carnaval do Rio e de Salvador. Na oportunidade ela marcou sua presença no acervo Cultne.

Marielle Franco - Tô no Acervo

Marielle Franco falou ao acervo Cultne. Vereadora eleita pelo município do Rio de Janeiro foi executada em 14 de março de 2018.

Ilê Aiyê - Tô no Acervo - Raimundo Bujão

Cultne com imagens de Filó Filho e Pedro Oliveira registraram a 39a Noite da Beleza Negra em 20 de janeiro de 2018, na quadra do Ilê Aiyê no bairro do Curuzu, Salvador Bahia, registramos um dos ativistas do Movimento Negro e membro do Ilê Aiyê Raimundo Bujão falou ao Cultne.

Deusa do Ébano 2018 do Ilê Aiyê - Tô no Acervo

Cultne com imagens e edição de Filó Filho e Pedro Oliveira registraram a 39a Noite da Beleza Negra em 20 de janeiro de 2018, na quadra do Ilê Aiyê no bairro do Curuzu, Salvador Bahia, registramos a Deusa do Ébano 2018, a estudante Jéssica Nascimento, 19 anos, moradora do bairro do Cabula, em Salvador, eleita a Deusa do Ébano da 39ª edição do concurso Noite da Beleza Nega, do Ilê Aiyê. O evento aconteceu na Senzala do Barro Preto, sede do bloco afro, na noite deste sábado, 20, no bairro da Curuzu.

Arlindo Cruz - Tô no Acervo

A jornalista Angélica Basti apresenta o quadro "Tô no Acervo" do Programa CULTNE NA TV, gravado no dia 21 de novembro de 2010, pós Dia Nacional da Consciência Negra, durante a apresentação de Arlindo Cruz na Roda de Samba do saudoso Ovídio Brito no Renascença Clube. O quadro tem um diferencial que é mostrar ao entrevistado momentos seus vividos em outras épocas. Arlindo Cruz reviu com imagens do acervo Cultne os primórdios do Pagode do Arlindo Cruz na rua Padre Telêmaco em Cascadura, zona norte do Rio de Janeiro, gravado em julho de 1987, com Acyr Marques, Chiquinho Vírgula e Deny de Lima. Arlindo é músico profissional, exímio nas cordas dedilhadas, sobretudo cavaquinho e banjo. Se não fosse compositor e cantor, poderia viver disso. Suas composições, sempre com interessantes soluções harmônicas e melodias trabalhadas, revelam que foram feitas por um músico (o que no samba, cheio de compositores mais intuitivos que técnicos, é um curioso diferencial). Logo aos sete anos, o menino ganhou o primeiro cavaquinho. Empolgado com o instrumento, esperava ansioso o pai chegar do trabalho para aprender a tocar. Aos 12 já tirava muitas músicas de ouvido, e, como seu irmão, Acyr Marques, aprendia violão. Entrou para a escola Flor do Méier, onde estudou teoria, solfejo e violão clássico por dois anos. E já nessa época começou a trabalhar profissionalmente como músico, fazendo rodas de samba com vários artistas, inclusive Candeia, que ele considera seu padrinho musical. Com Candeia, gravou seus primeiros discos, um compacto simples, pela gravadora Odeon, e um LP chamado Roda de Samba (hoje encontrado em CD). Em ambos tocou cavaquinho. Ao completar 15 anos foi estudar em Barbacena MG, na escola preparatória de Cadetes do Ar. Mas não abandonou a música. Cantava no coral da escola. Começava, então, a nascer o compositor Arlindo Cruz, que ganhou festivais em Barbacena e Poços de Caldas. Quando deixou a Aeronáutica, passou a freqüentar a roda de samba do Cacique de Ramos, que já revelava novos talentos. Ia todas as quartas-feiras, curtir e aprender ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho, Beto sem Braço, Ubirani e Almir Guineto. Outros jovens seguiam o mesmo caminho, entre eles, Zeca Pagodinho e Sombrinha - que viria ser seu parceiro. Os mestres não demoraram a reconhecer em Arlindo Cruz o grande compositor que já se percebia. Logo no primeiro ano de Cacique, teve 12 músicas gravadas por vários intérpretes. A primeira delas foi "Lição de Malandragem". Depois vieram outros sucessos, como "Grande Erro" (Beth Carvalho), "Novo Amor" (Alcione) e tantos outros.

Acyr Marques - Compositor

O compositor Acyr Maques se emocionou ao conferiu o Pagode do Arlindo filmado em 1987. Presente no último pagode do saudoso sambista Ovídio Brito, Acyr Marques pode reviver os momentos do Pagode do Arlindo gravado em 1987 pela Cor da Pele na Rua Padre Telêmaco em Cascadura.