Mãe Beata de Iemanjá
Beatriz Moreira Costa, conhecida como Mãe Beata de Iemanjá (Cachoeira, 20 de janeiro de 1931 – Nova Iguaçu, 27 de maio de 2017) foi uma mãe-de-santo, escritora e artesã brasileira, que desenvolveu trabalhos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, aos direitos humanos, à educação, saúde, combate ao sexismo e ao racismo. Em abril de 2022, o Ylê Axé Omijuarona periferia do Rio de Janeiro, inaugura um busto em sua homenagem.
Mãe Beata de Iemanjá (1931-2017) deixou um legado como mãe de santo, escritora e artesã, a partir do seu trabalho a frente do Ylê Axé Omijuaro (Casa das Águas dos Olhos de Oxóssi) fundado em 1985 e localizado na região metropolitana do Rio em Nova Iguaçu, no bairro de Miguel Couto.
Mãe Beata, ao longo de sua vida, sempre se posicionou a favor da justiça social, esteve à frente de mobilizações e atividades de combate à intolerância religiosa, de prevenção das DSTs/HIV/Aids e câncer de mama, à violência contra a mulher, à discriminação racial e de gênero, além de ser publicamente conhecida defensora do meio ambiente. Desde os anos 80 ela passa a ser considerada uma das grandes personalidades do candomblé do Rio de Janeiro.
Em abril de 2022 o busto de Mãe Beata de Iemanjá foi inaugurado quando o Ylê Axé Omijuaro completou 37 anos de fundação. A Cultne TV esteve presente registrando o evento e produziu um pequeno documentário sobre a importância da grande matriarca.
Tributo a Joel Rufino dos Santos
Tributo ao historiador e militante do Movimento Negro Joel Rufino dos Santos, produzido pelo Cultne. O singelo audiovisual tem imagens de Vik Birbeck, Ras Adauto e Filó Filho, texto do escritor Nei Lopes, narração de Carlos Alberto Medeiros e performance de dança de Murah Soares. A iniciativa partiu da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro quando na oportunidade o video foi exibido durante o evento de entrega aos contemplados com o Prêmio Afro Fluminense de 2015 em Madureira, na Casa de Jongo da Serrinha em dezembro de 2015, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
Wilson Prudente - Presente!! - Tese Doutorado
Em 22 de outubro de 2017, faleceu o companheiro e procurador de Trabalho Wilson Prudente, fervoroso militante da causa negra.
Prudente formou-se em Direito na UFF, tornou-se em doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e era procurador do Ministério Público do Trabalho. Foi relator da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) (fonte:Mama Press/Fernando Paulino)
Tributo à Makota Valdina
O Acervo Cultne lamenta profundamente o falecimento de Makota Valdina. Grande educadora e umas das maiores lideranças religiosas do país, oriunda do Terreiro Tanuri Junçara no Engenho Velho da Federação. Nos solidarizamos com toda comunidade de religiões de matriz africana, amigos e familiares.
Tributo a Jorge Freitas by Januário Garcia
Que pena, morreu o meu amigo Jorge Roberto de Freitas.
Para quem não o conheceu, eu o apresento como um dos mais importantes profissionais da imprensa brasileira.
Da redação de veículos como Gazeta Mercantil e DCI, ele fez parte do processo de transformação da Editoria de Economia em uma das mais importantes da prática jornalística, a partir dos anos 80, quando o Brasil iniciou o seu processo de abertura política pós-ditadura militar (1964-1985).
Tributo a Beth Carvalho
Cultne registrou a visita inesperada ao Renascença da cantora e compositora Beth Carvalho no Projeto Manda Brasa realizado no dia 12 de fevereiro de 2017 no Renascença Clube, que reuniu uma conexão de sambistas do Rio e de São Paulo em uma das mais importantes manifestações de samba de raiz realizadas no clube.
Tributo à Bob Marley
Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley1 (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafari e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.
Tributo a Sebastiana Arruda
Cultne presta homenagem a Dra. Sebastiana Arruda com imagens de Ras Adauto e Filó Filho; fotos de Marcos Romão, Ierê Ferreira, Zezinho Andrade e Luis Mendes; e reportagens de Vik Birkbeck e Carlos Medeiros.
Tributo a Tantinho da Mangueira
Tributo ao pequeno "grande" Tantinho da Mangueira ficará em nossos corações como um dos fiéis sambistas do autêntico partido-alto. Cultne registrou um papo de samba cantado entre Tantinho da Mangueira e Don Filó na sede do Bola Preta em 10 de julho de 2011. Contemporâneos, os dois trocaram ideias dos bons tempos de Mangueira, festas populares, samba e personalidades. Na oportunidade, o cantor e compositor foi o convidado da festa realizado pelo Grupo Razões Africanas e pelo Jongo da Serrinha.
Tributo a Zulu Nation Brasil
Tributo a Zulu Nation Brasil a partir da base musical do seu CD "Uma só Voz Mantendo o Hip Hop Vivo". Fundada em 2002 pelo soulman "King Nino Brown", a "Zulu Nation Brasil" é uma afiliação direta da Universal Zulu Nation de Nova York, berço do Movimento Cultural Hip-Hop.
Tributo a Zózimo Bulbul
O ator e cineasta Zózimo Bulbul deixou um grande legado para comunidade negra e se popularizou com um dos grandes nomes da produção cinematográfica afro-brasileira. Bulbul foi cineasta, ator, diretor e roteirista e o primeiro protagonista negro a beijar nas telas do cinema nacional.
Tributo a Jovelina Pérola Negra
Festa em homenagem ao aniversário de 68 anos de Jovelina Pérola Negra, que completaria 68 anos no dia 21 de julho de 2012, na Arena que leva o seu nome no bairro da Pavuna.
Tributo a PC Capoeira - Soul Dancer
Paulo César Mateus, ou simplesmente PC capoeira, mestre de capoeira e um dos maiores dançarinos de black soul music do Brasil.
Tributo a Sandro Lopes
Homenagem a Sandro Lopes que faleceu em decorrência do coronavírus. Sandro Lopes foi um animador e ilustrador, professor formado pela faculdade de Desenho Industrial da UFRJ e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Design da Puc-Rio.
Tributo a Tony Tornado
Tony Tornado é um ator e cantor brasileiro. Em 1970 foi o vencedor da fase brasileira do V Festival Internacional da Canção com a canção soul "BR-3". Tony foi um dos artistas que introduziu a Soul Music e o Funk na música brasileira. Nesse mesmo ano, ao lado do Trio Ternura defendeu a canção BR-3, que conseguiu o primeiro lugar no festival.