Teatro Experimental do Negro - Abdias Nascimento
Resumo: Em outubro de 1944 no Rio de Janeiro foi criado um grupo formado por mulheres e homens negros, tendo como líder o ativista negro Abdias do Nascimento: o Teatro Experimental Negro. O objetivo principal era dar aos atores e atrizes negros condições de levar para o palco personagens livres da visão estereotipada que vinha sendo reproduzida e absorvida principalmente a partir do século XIX. Os negros representados de forma desumana estavam prestes a ser ignorados, para dar lugar ao negro com suas próprias questões e dilemas. O ator branco pintado de preto, tão comum no teatro brasileiro, também seria substituído. De forma ampla, a iniciativa do grupo representou também a recusa de um papel, não só no teatro, mas também na sociedade, que o palco representava com muita clareza. Considerado sujeito de seu próprio destino, o negro era solicitado a assumir grande parte da responsabilidade para consigo mesmo integrado, mas sempre reivindicando reais condições de integração. Esse objetivo foi determinante para o desenvolvimento de uma proposta ampla do grupo. E a investigação de sua trajetória e de sua estratégia de ação mostra como essa importante iniciativa do movimento negro brasileiro estava conectada ao seu contexto.
Clip do Prêmio Abdias Nascimento
O Prêmio Abdias Nascimento foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
Abdias Nascimento - Centenário da Abolição 1988
Video institucional veiculado pela televisão em rede nacional na ocasião do lançamento do Centenário da Abolição de 1988 e a criação da Fundação Palmares - Ministério da Cultura - Governo Jose Sarney.
Movimento Negro 1983 - Abdias Nascimento
No dia 20 de novembro de 1983 o Movimento Negro marchou pelas ruas do centro do Rio, combatendo o racismo e as desigualdades raciais. A frente da manifestações lideranças negras como Abdias Nascimento, na época deputado federal pelo PDT de Leonel Brizola.
Marcelo Dias - I Prêmio Abdias Nascimento
Cultne ouviu Marcelo Dias, o superintendente da SEPPIR durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
João Batista - I Prêmio Abdias Nascimento
Cultne ouviu o professor João Batista, durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
Januário Garcia - I Prêmio Abdias Nascimento
Cultne ouviu o fotografo e militante do movimento negro, Januário Garcia, durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ).
Angelica Basthi - I Prêmio Abdias Nascimento
Cultne ouviu Angelica Basthi, coordenadora do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
Prêmio Abdias - Internet
A equipe Cultne ouviu os ganhadores da categoria Internet, à convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial - Cojira-Rio registrou a festa de premiação do Prêmio Nacional JORNALISTA ABDIAS NASCIMENTO que tem o propósito de estimular a produção de conteúdos jornalísticos que contribuam para a prevenção, o combate e a eliminação de todas as formas de manifestação do racismo e da discriminação racial.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Telejornalismo
Cultne ouviu Vera Valério da TV Educativa - Alagoas, vencedora da categoria Telejornalismo durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Rádio
Cultne ouviu Leandro Lacerda da Rádio CBN - Rio, vencedores da categoria Rádio durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Mídia Impressa
Cultne ouviu Conceição Freitas do Correio Brasiliense, vencedora da categoria Mídia Impressa durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento/Mídia Alternativa
Cultne ouviu Jorge Américo e Eduardo Sales do Jornal Brasil de Fato, vencedores da categoria Midia Alternativa durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento/ Fotografia
Cultne ouviu Domingos Peixoto do Jornal O Globo, vencedor da categoria Fotografia durante a solenidade de encerramento do Prêmio Abdias Nascimento que foi entregue no último dia 07 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon (RJ). Os vencedores das sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros) foram agraciados em uma festa memorável que reuniu autoridades, jornalistas, militantes de diversos setores da nossa sociedade.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Suzana Blass
Em entrevista ao Cultne, a presidente do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, Suzana Blass durante a solenidade de lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou do seu apoio e sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Sandra Martins
Membro da COJIRA-Rio e uma das idealizadoras do Prêmio Nacional Abdias Nascimento, a jornalista Sandra Martins falou ao Cultne sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Paulo Roberto dos Santos
Cultne registrou a mensagem do presidente Paulo Roberto dos Santos " Paulão" do CEDINE - Conselho Estadual dos Direitos do Negro sobre o lançamento do Prêmio Nacional Abdias Nascimento. Entre as atribuiçoes do CEDINE, destaca-se a promoção da cidadania da população negra e a eqüidade nas relações sociais de gênero, prestando assessoria aos órgãos do Poder Público, emitindo parecer e acompanhando a elaboração de programas e projetos desenvolvidos pelo Poder Público, além da promoção da articulação e integração dos programas de governo nas diversas instâncias da administração pública direta e indireta, no que concerne às políticas públicas pela igualdade de direito e oportunidade para o povo negro.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento - Muniz Sodré
O sociólogo e professor Muniz Sodré falou da importância do Prêmio Jornalístico Abdias Nascimento ao Cultne durante o seu lançamento. Muniz Sodré de Araújo Cabral (São Gonçalo dos Campos, 12 de janeiro de 1942) tem duas filhas, três netas e atualmente é casado com a também professora da UFRJ Raquel Paiva. É jornalista, sociólogo e tradutor brasileiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação. Atualmente exerce o cargo de diretor da Biblioteca Nacional. É um pesquisador brasileiro e latino-americano no campo da Comunicação e do Jornalismo. Dirigiu a TV Educativa. Publicou quase uma centena de livros e artigos, na área da comunicação(jornalismo em especial) mas também livros de ficção e um romance (O bicho que chegou a feira) alguns livros o tornaram mais conhecidos na área, como Monopólio da Fala (sobre o discurso da televisão) e Comunicação do Grotesco (sobre programas de TV que exploram escândalos e aberrações). Um dos poucos teóricos brasileiros que tem circulação e respeitabilidade no exterior, por isso é professor e palestrante de diversas instituições em países como Suécia, França, EUA, Espanha, Portugal, Colombia, Bolívia, Uruguai, Peru dentre outros.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Miriam Leitão
Em entrevista ao Cultne, a jornalista Miriam Leitão que participou da solenidade de lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.
Prêmio Jornalista Abdias Nascimento / Marcos Romão
Em entrevista ao Cultne, o militante Marcos Romão, presente ao lançamento do Prêmio Abdias Nascimento, falou sobre a importância do prêmio e o legado de Abdias do Nascimento para a comunidade afrodescendente.