Dulce Mendes (Comdedine) - Zumbi 2010
Cultne registrou a mensagem de Dulce Mendes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine) no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro.
Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
Deo Garcez - Medalha Pedro Ernesto
Cultne com edição de Filó Filho, imagens de Pedro Oliveira e TV Câmara registrou no dia 21 de março de 2019 a entrega da Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro ao ator Deo Garcez, numa iniciativa do Vereador Tiãozinho do Jacaré, como reconhecimento dos 42 anos de sua carreira e pelos diversos trabalhos voltados para a temática dos afrodescendentes brasileiros, tanto no teatro quanto na TV.
A Medalha Pedro Ernesto é a principal Comenda que o Rio de Janeiro possui. Esta homenagem será extensiva à equipe de “Luiz Gama – Uma Voz pela liberdade” (espetáculo de sua autoria, como Ruth de Souza e Zezé Motta.
Delegação da Southern University no Rio de Janeiro
Em março de 2017, a delegação da Southern University and A&M College veio ao Brasil para estabelecer intercâmbio com universidades brasileiras. A delegação foi recebida por professores, técnicos e alunos de diferentes universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Através do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Em visita oficial a delegação esteve na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde foi assinado um Acordo de Parceria envolvendo diversas áreas. Cultne Mídia registrou a passagem da delegação no Rio de Janeiro com imagens, locução e entrevistas com Carlos Medeiros, Alexandre “ Xandão” Dias e Filó Filho.
Debate Mulher no Afoxé - Olodum 1987 - Circo Voador - RJ
Cultne leva você a uma viagem aos nos 80 com o um dos primeiros shows do Olodum no Circo Voador em 1987, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Enugbarijô Comunicações de Ras Adauto e Vik Birkbeck registraram o evento e na oportunidade no pela manhã aconteceu no mesmo Circo Voador o "Debate da Mulher Negra no Afoxé" com a encontro de ativistas do movimento negro, entre eles representando os blocos afros Olodum e Ilê Aiyê, os baianos João Jorge, Raimundo Bujão, Jair Jorge e ..... E os ativistas cariocas Paulo Roberto dos Santos, Lélia Gonzalez, Ivanir dos Santos, Carlos Negreiros e Isaura de Assis.
Benedito Sergio - Fundação Palmares
Responsável pela Representação da Fundação Cultural Palmares, Benedito Sergio falou ao Cultne na festa de celebração dos 22 anos da Fundação Palmares no Rio de Janeiro, na oportunidade a celebração tomou conta da Pedra do Sal, na zona portuária do Rio de Janeiro, reduto onde chegaram os primeiros descendentes africanos.
Agenda Afrobrasileira 92
Em 1992 foi lançada a agenda afrobrasileira com a coordenação de Edinho Alevas, produção de Delanir Dias, projeto gráfico do programador visual Sergio Canda no maior estilo no Rio de Janeiro. A festa de lançamento contou com a nata da comunidade negra com a presença ilustre de personalidades como o saudoso Grande Otelo. O som ao vivo ficou por conta da banda afro Orunmilá. A agenda têm um vínculo social e político que ajuda a aumentar a auto-estima da comunidade negra, onde cada dia é ilustrado com fatos e imagens da história e culturas africana e afrodescendente.
ADACI BRAZIL by Edna Rodrigues
ADACI WASHINGTON DC - O African Ancestral Diaspora Commemoration Institute é uma organização sem fins lucrativos, localizada na capital da América do Norte, Washington, D.C, desde 19 de junho de 1992.
OBJETIVOS: A organização tem como foco principal: A preservação da cultura ancestral, a educação social
sobre a história da diáspora, além do fortalecimento, empoderamento e unidade dos comunidades afro dentro e fora dos Estados Unidos.
Edson Santos - VI Fórum Criminal Racismo é Crime!
Solenidade de abertura do VI Fórum Criminal Racismo é Crime! VI Fórum Criminal Racismo é Crime! Aplicabilidade da Lei Penal & Responsabilidade Civil, no período de 25 a 27 de outubro de 2011, na Academia de Polícia Civil Sílvio Terra -- ACADEPOL. Na oportunidade o CULTNE ouviu o deputado Edson Santos. O Fórum ocorreu pelas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente, instituído pela Organização das Nações Unidas que objetivou orientar informar e capacitar os operadores do Direito, os membros do judiciário, advogados, estagiários, promotores de justiça, profissionais e operadores da segurança pública, militantes e ativistas de instituições representativas da Sociedade Civil Organizada, para melhor compreensão da complexidade dos procedimentos judiciais cíveis e criminais das ações provenientes da prática dos crimes de racismos.
Dia da Consciência Negra
Com imagens e edição de Filó Filho e Delanyr Siqueira, Cultne registrou o Dia da Consciência Negra no Renascença Clube. Na oportunidade vários participantes falaram ao Cultne sobre o dia 20 de novembro.
Convenção Nacional do Negro 1986
Este vídeo é parte de exposições virtuais "Nossas Histórias: vidas. lutas e saberes do povo negro", em associação entre Rede de Historiadores Negras e Negros, Geledés - Instituto da Mulher Negra e Acervo Cultne.
Título: Convenção Nacional do Negro pela Constituinte - 1986
Crédito: Convenção Nacional do Negro pela Constituinte - 1986
Brasília, 26 e 27 de agosto de 1986.
Acervo pessoal de Maria Luiza Júnior.
Edição de imagens: Bruno Pinheiro - Rede de HistoriadorXs NegrXs
Dep. Benedita da Silva - África/Senegal
Presentes na delegação brasileira, as duas produtoras Enugbarijô e Cor da Pele, registraram a inauguração do Memorial Goreé Almadies em Dacar, Senegal no ano de 1986, na oportunidade, a Deputada Federal Benedita da Silva foi entrevistada por Carlos Alberto Medeiros.
AfroCriadores na Central do Brasil
Cultne o lançamento do coletivo AfroCriadores nas dependências da Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. A Intervenção foi um questionamento ao formato excludente e elitista dos desfiles de moda. Como ação inicial os AfroCriadores propõe um desfile performático, irônico, divertido e popular, no epicentro da cidade do Rio de Janeiro, a Central do Brasil.
A Universalidade da Música Negra
Cultne com imagens e edição e Filó Filho registrou a exposição e palestra "A Universalidade da Música Negra" do seu idealizador o comunicólogo, curador musical, diretor artístico, produtor e DJ Marcelo MBGroove no último doa 10 de outubro de 2013 no Espaço H, no centro do Rio de Janeiro. Através de uma minuciosa escolha de 40 capas de LPs de artistas da música negra presentes no continente Africano e nas Américas, o carioca Marcello MBgroove oferece um debate em cima de sua pesquisa musical, juntando dados históricos, mercadológicos, antropológicos, e claro; seu ponto de vista sobre as interseções culturais que unem nações tão diferentes entre si.
A História do Movimento Negro - Mestre Yedo Ferreira
O video apresenta a palestra do Mestre Yedo Ferreira, militante antigo da questão negra em nosso país a mais de meio século. O tema de sua aula foi a "A História do Movimento Negro". Evento da COINTER - UERJ (Coordenadoria de Interação Comunitária) através do trabalho de João Costa Batista que dirigiu em 2004, o III Curso de Atualização em Historia Negra na UERJ. João Batista, é antigo militante na construção de uma ponte entre a universidade e os temas da luta anti-racismo. O curso foi organizado em cinco módulos temáticos abrangendo aspectos culturais, históricos, religiosos e sociais do negro na áfrica e diáspora, passando pela escravidão e movimentos de contestação no Brasil, até a historia do movimento negro brasileiro, incluso aí os quilombolas, e os indicadores sociais da população negra no Brasil. Os módulos foram: Diáspora; Resistência, Cultura e Cidadania.
Artes Plásticas - Guilherme Scabin
O Acervo CULTNE esteve presente mais uma vez em São Paulo em mais uma edição da FEIRA PRETA apresentando seus vídeos contando a história do negro no Brasil marcada por grandes acontecimentos, lutas e resistências. A mostra reuniu os vídeos exibidos na primeira edição do CULTNE NO CINEMA realizado no Cine Odeon BR no centro do Rio de Janeiro.
Benedita da Silva - Zumbi 2010
Cultne registrou a mensagem da deputada eleita, Benedita da Silva no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro.
Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
Várias manifestações foram realizadas durante no dia 20 de novembro em diferentes bairros e regiões do Rio de Janeiro em memória a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, morto em 20 de novembro de 1695, consagrado como Dia da Consciência Negra.
O dia 20 de novembro é um símbolo para todo o movimento negro do Brasil. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695, ícone da resistência a escravidão e marca maior de liberdade. Embora o feriado não seja obrigatório, 262 cidades definiram, através de suas administrações municipais, o dia 20 como marco das comemorações do Dia da Consciência Negra.
O Dia da Consciência Negra foi instituído em território nacional para ser comemorado em 20 de novembro pela lei nº 10.639, de janeiro de 2003. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Em 262 cidades, leis municipais determinaram feriado nessa data, segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Os estados com maior número de cidades que aderiram ao dia 20 são Mato Grosso e Rio de Janeiro. Chama atenção o fato da Bahia, estado com maior contigente de população negra no país, não ter em nenhuma cidade a data como feriado.
A data de 20 de novembro foi escolhida porque marca a morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi morto em 1695, após ser denunciado por um companheiro e capturado pelos portugueses. O dia também registrou o fim do Quilombo dos Palmares, o maior do país, situado em Alagoas. O local chegou a abrigar mais de 30 mil negros.
Na última Assembléia do Congresso de Negros e Negras (Conneb), realizada em São Paulo, inúmeras lideranças, entre elas a que participam da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), propuseram que o 20 de novembro se torne um feriado nacional.
Fonte: http://www.contee.org.br
Ékede Sara - Zumbi 2010
Cultne registrou a mensagem de Ékede Sara no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro.
Feira Preta 2011 - Aroldo Macedo
O acervo Cultne participou da X FEIRA PRETA na cidade de São Paulo nos últimos dias 18 e 19 de dezembro de 2011. Com uma camera na mão e idéias na cabeça, Filó Filho e Pedro Oliveira registraram e editaram uma série de vídeos que apresentamos como parte da Retrospectiva do acervo Cultne em 2011. Se ligue na entrevista com Aroldo Macedo, autor literário que fala de empreendedorismo e da personagem Luana, a sua heróina negra.
A FEIRA PRETA ocorre todos os anos desde 2002, no inicio, com duração de um dia e teve sua primeira edição em espaço público (Praça Benedito Calixto) e reuniu 40 empreendedores de artesanato, moda, bijouterias, entre outros. A partir do formato dinâmico e das atrações diversificadas o evento atua em duas vertentes: estímulo a uma cadeia produtiva inclusiva através do comércio de produtos segmentados realizado por e para negros; promoção da cultura afro-brasileira, tanto no resgate de tradições como nas manifestações artísticas contemporâneas e principalmente na integração racial, a partir do reconhecimento histórico da cultura afro-brasileira.
Em dez edições do evento, o público pode acompanhar mas de 500 artistas divididos em exposições de artes plásticas, sarau de literatura, fotografia, artes cênicas, religião, capoeira, Hip Hop, danças afro-brasileiras, teatro, além da mostra de cinema, shows e gastronomia. No espaço de empreendedores, mais de 500 artesãos e micro-empresários já comercializaram seus produtos segmentados, gerando a circulação de cerca de R$ 2.500.000 -- em todas as edições do evento -- gerando trabalho e renda dentro da comunidade negra.
A Feira Preta fomenta uma cadeia produtiva que insere o negro em seus diversos elos, como produtor e consumidor. Neste contexto também surge o programa de qualificação, com o intuito de fomentar negócios de empreendedores-- entre micro-empresários e artesãos -- promovendo a inclusão da população negra no ciclo econômico e no mercado de trabalho.
Hoje a Feira Preta já representa uma forte conquista neste primeiro processo, de auto-valorização do negro, público junto ao qual se encontra consolidada. A Feira atinge este impacto na medida em que reafirma a identidade dos negros em forma de valorização. Contudo, quando se trata da visão externa-- em relação à apreciação da cultura negra por pessoas de outras raças -- ainda há um longo caminho a ser percorrido.
É neste sentido que a Feira Preta planeja atuar no futuro, aproveitando a legitimidade já adquirida junto à comunidade negra para expandir seu público sem perder seu conceito inicial. A partir do momento em que o evento atingir o público não-negro e conseguir difundir essa consciência da diversidade.
Bastidores do Encontro de Produtores Negros - RJ
Encontro de Artistas e Produtores negros e negras com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy e o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra no auditório do Centro Cultural banco do Brasil (CCBB), aconteceu em 9 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. Estiveram presentes diversas personalidades: artistas, criadores e agentes de cultura representando grande parte dos profissionais da área da cultura do Brasil.
Movimento Negro Contemporâneo
Perfil do movimento negro contemporâneo em 2021sob olhar de militantes históricos da luta negra do Brasil.