"Luiz Gama - Uma voz pela liberdade'
A peça “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” relata a história de um advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de se nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão. Luiz Gama seria apenas mais uma criança com a realidade marcada pela sociedade escravocrata. Mesmo tendo nascido livre, já que seu pai era branco e sua mãe Luiza Mahin, era uma escrava alforriada, liderança feminina da Revolta dos Malês, Gama foi vendido como escravo, aos 10 anos, pelo próprio pai. Mas desafiou o mundo e mudou seu destino. Aprendeu a ler e escrever e, depois, frequentou como ouvinte as aulas da Faculdade de Direito. Como advogado, mesmo sem ter o diploma, atuou em defesa dos negros, libertando mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. A peça é um manifesto sobre um homem que lutou bravamente contra o preconceito racial, a favor da dignidade humana e em especial pela libertação dos escravos no Brasil.
Luiz Gama, a voz da liberdade
A historiadora Ana Flavia Pinto e o ator Deo Garcez desenvolveram um pensamento sobre o advogado abolicionista Luiz Gama para Festival Ori, realizado em 20 de novemmbro de 2020.
Luiz Gama na Câmara dos Vereadores - RJ
No espetáculo os atores contam a história de Luiz Gama, um dos maiores e mais ignorados abolicionistas do Brasil, ex escravo, reconhecido postumamente como advogado em 2015 pela OAB, o maior advogado dos escravos e também a primeira voz negra da literatura brasileira.
"Luiz Gama - Uma voz pela liberdade' - Entrevistas
A peça “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” relata a história de um advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de se nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão. Gama foi vendido como escravo, aos 10 anos, pelo próprio pai. Mas desafiou o mundo e mudou seu destino. Aprendeu a ler e escrever e, depois, frequentou como ouvinte as aulas da Faculdade de Direito. Como advogado, mesmo sem ter o diploma, atuou em defesa dos negros, libertando mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. A peça é um manifesto sobre um homem que lutou bravamente contra o preconceito racial, a favor da dignidade humana e em especial pela libertação dos escravos no Brasil.
Abolicionismo de Luiz Gama - Coletivo Justiça Luiz Gama
Projeto Diálogos realizado pelo Coletivo Justiça Negra - Luiz Gama, uma organização sem fins lucrativos que pretende à promoção intelectual e econômico da Juventude Negra. Tem como missão o empoderamento intelectual e econômico da Juventude Negra, bem como influência no sistema de Justiça.
Segurança Pública - Coletivo Justiça Luiz Gama
Cultne esteve presente no plenário da CAARJ/OAB registrando a palestra do professor Jorge da Silva que discorreu sobre "Segurança Pública" com casa cheia na sua maioria jovens de várias áreas, em especial a área de Direito. Jorge Da Silva é Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor-adjunto da mesma Universidade. Na Polícia Militar exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral. Foi também secretário de Estado de Direitos Humanos / RJ.
Ações Afirmativas - Coletivo Justiça Luiz Gama
Projeto Diálogos realizado pelo Coletivo Justiça Negra - Luiz Gama, uma organização sem fins lucrativos que pretende à promoção intelectual e econômico da Juventude Negra. Tem como missão o empoderamento intelectual e econômico da Juventude Negra, bem como influência no sistema de Justiça.