Maurício Pestana - Coleção Mãe África
Cultne registrou o lançamento da coleção infantil Mãe África do cartunista e diretor-executivo da Revista Raça Brasil, Maurício Pestana. O local foi o Castelinho do Flamengo e teve sua realização pela Livraria Negra Kitabu.
Tamborismo Nelson Maca & Jorjão Bafafé - Parte 1/2
Cultne registrou a intervenção poético musical "Tamborismo" com o poeta Nelson Maca e o percussionista Jorjão Bafafé, durante o evento Dobras de Pensamento entre Outras Narrativas que aconteceu no último dia 17 de setembro de 2016 no Centro Cultural Donana, em Belfort Roxo na baixada fluminense.
Literatura Infantil - Renato Noguera
O professor Renato Noguera fala sobre a literatura infantil durante a Flisamba - Festa Literária do Samba e Resistência Cultural realizada em 16 de julho de 2017 no Renascença Clube.
Kitabu - Livraria Negra
Cultne esteve presente na Livraria Kitabu, um lugar de encontro da expressividade literária afro-brasileira situada na Lapa, no centro do Rio de Janeiro. Considerada a única livraria negra do Rio, a Kitabu inaugurada em maio de 2007 pelas mulheres negras empreendedoras Heliosa marcondes e Fernanda Felisberto lutam para assegurar o seu empreendimento diante de uma série de dificuldades que pouco a pouco vão ser eliminadas.
Uelinton Farias - Escritor
Cultne registrou a entrevista com o escritor Uelinton Farias.
I am Somebody (Eu Sou Alguém)
A menina Selinah July recitou parte do poema "I Am Somebody que ela aprendeu em uma escola de Jerusalém.
O poema "I Am Somebody" é um poema escrito em 1950 pelo reverendo William Holmes Borders. Em 1972, o poema foi deflagrado pelo Reverendo Jesse Jackson.
Escritoras Negras - Programa Toda Mulher
Programa "Toda Mulher" veiculado na TV Alerj, com a participação das escritoras Lia Vieira e Eliana Alves Cruz, sob comando da jornalista Dandara Batista.
Imagens cedidas pela Tv Alerj com base no acordo de cooperação entre a TV Alerj e o Acervo Cultne.
Canto Gana Brasil
Cultne registrou a performance de Nelson Maca do Coletivo Blackitude e dos DJs Sankofa e Dudoo Caribe do Sistema Kalakuta durante a passagem do Acervo Cultne em Salvador em 2014.
Poema Baobá - Centenário da Abolição 1988
Vídeo institucional veiculado pela televisão em rede nacional na ocasião do lançamento do Centenário da Abolição de 1988 e a criação da Fundação Palmares - Ministério da Cultura - Governo Jose Sarney.
Carolina de Jesus - Coletivo Carolinas
Cultne registrou com imagens de Filó Filho e Vik Birbeck um batepapo com as coordenadoras do Coletivo Carolinas de Mulheres Negras da Bahia composto por mulheres negras de diferentes partes do Brasil que desenvolvem o Projeto Carolinas ao Vento, Centenária e Atemporal -- 2014, 100 Anos da Escritora Carolina Maria de Jesus. A proposta é celebrar os 100 anos de nascimento da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Para tanto, o Coletivo, no dia 21 de janeiro de 2014, fará o lançamento oficial do Projeto no auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO-UFBA), às 19h com o Café Literário com a presença da escritora mineira Conceição Evaristo.
Cordel Jovelina Pérola Negra - Vitor Lobisomen
Cultne registrou a festa em homenagem ao aniversário de 68 anos de Jovelina Pérola Negra, que completaria 68 anos no último dia 21 de julho de 2012, na Arena que leva o seu nome no bairro da Pavuna.
Cris Pereira Homenageia Carolina de Jesus
Cultne registrou o Festival Latinidades que aconteceu em Brasília no período de 23 a 28 de julho de 2014, na oportunidade, o Acervo Cultne registrou a performance e o um bate papo com a cantora Cris Lopes, que se apresentou no Festival Latinidades.
Elisa Lucinda - 11 anos de "Parem de Falar Mal da Rotina"
Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho um bate papo com a atriz e poetisa Elisa Lucinda durante o lançamento do livro "o Nascimento do Samba " de Martinho da Vila realizado em 8 de Agosto de 2014 no Imperator no Rio de Janeiro.
Literatura Negra - Ana Cruz
O projeto literário Mulheres Bantas Vozes de Minhas Antepassadas, da escritora e poeta Ana Cruz representa uma reunião de textos poéticos que tem por objetivo celebrar a memória de Minhas Antepassadas Bantas. Seus nomes estão inscritos na história não somente como mulheres que deram seus sangues na construção da riqueza econômica e cultural desse país. Mas também como responsáveis pela construção da identidade desse país num dos aspectos mais determinante que é sua linguagem.
Cadernos Negros
Em 1978 surgiu o primeiro volume da série CADERNOS NEGROS, contendo oito poetas que dividiam os custos do livro, publicado em formato de bolso com 52 páginas. A publicação, vendida principalmente em um grande lançamento, circulou posteriormente de mão em mão, sendo distribuída para poucas livrarias, mas obteve um expressivo retorno dos que tiveram acesso a ela. Desde então, e ininterruptamente, foram lançados outros volumes - um por ano - alternando poemas e contos de estilos diversos. A distribuição aperfeiçoou-se, procurando chegar a um público mais amplo e diversificado do que aquele atingido pelos primeiros volumes. Escritores de vários Estados do Brasil vêm publicando nos Cadernos Negros.
Literatura Negra - Miriam Alves
A escritora poeta Miriam Alves falou ao Cultne sobre a trajetória da literatura negra, em especial os primórdios dos encontros de poetas e ficcionistas iniciados na década de 80. Miriam Alves publica poemas e contos desde 1983. Integrante do Quilombhoje Literatura de 1980 a 1989, seus trabalhos constam em antologias e teses em Universidades dentro e fora do Brasil, realizando palestras em várias cidades e estados do Brasil, Europa (Áustria, 1995) e em várias Universidades renomadas dos EUA, dentre elas a Universidade de Colúmbia, Nova York (2003).
Cuti
Luiz Silva, conhecido pelo pseudônimo de Cuti, é um escritor, poeta e dramaturgo brasileiro. Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo em 1980, obteve os títulos de mestre em Teoria da Literatura e doutor em Literatura Brasileira pela Unicamp. è um dos fundadores do Coletivo Quilombhoje que produz a série Cadernos Negros. Em 1978 surgiu o primeiro volume da série CADERNOS NEGROS, contendo oito poetas que dividiam os custos do livro, publicado em formato de bolso com 52 páginas. A publicação, vendida principalmente em um grande lançamento, circulou posteriormente de mão em mão, sendo distribuída para poucas livrarias, mas obteve um expressivo retorno dos que tiveram acesso a ela. Desde então, e ininterruptamente, foram lançados outros volumes - um por ano - alternando poemas e contos de estilos diversos.
Literatura Negra - Cristiane Sobral
A escritora e atriz Cristiane Sobral falou ao Cultne sobre seu trabalho na literatura negra. Para ela a vida real não lhe basta. A literatura e o teatro não existem simplesmente para mostrar como é o mundo. A escritora e atriz Cristiane Sobral nasceu em 1974 e mudou-se para Brasília em 1990, onde oito anos depois se tornaria a primeira negra a concluir o curso de Interpretação Teatral da Universidade de Brasília (UnB).
Antologia Negra 2011 - Literatura
Lançamento em novembro de 2011 da coleção "Literatura e afro descendência no Brasil: antologia crítica", organizada pelo professor Eduardo de Assis Duarte, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), A coleção reúne, em quatro volumes, uma série de ensaios e referências biográficas e bibliográficas sobre cem escritores, dos tempos coloniais até hoje. Fruto da colaboração de 61 pesquisadores de 21 universidades brasileiras e seis estrangeiras, a coletânea procura organizar a ainda dispersa reflexão acadêmica atual sobre o tema.