Papo de cinema 08:46
EP1 - Cinema Nosso

Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma organização social, cuja missão institucional é "ampliar o universo cultural e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico de crianças, adolescentes e jovens oriundos das classes populares através da linguagem audiovisual." A organização oferece cursos em diversas linguagens e tecnologias associadas à produção audiovisual (cinema e animação) para adolescentes e jovens e estudantes da rede pública de ensino nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Sua metodologia está focada no fortalecimento da capacidade de comunicação dos alunos. Pretende-se que ao final dos cursos os alunos tenham conhecimento necessário para expressar com clareza e força suas próprias idéias.
Papo de cinema 03:35
EP20 - Ruth de Souza

Ruth de Souza

Cultne registrou a entrevista com a atriz Ruth de Souza durante a exposição de Emanuel Araújo no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro. Dona Ruth começou a carreira em 1945, no Teatro Experimental do Negro, abrindo caminho para o artista negro no Brasil, tendo sido a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Waldir Onofre - O Cineasta Negro

O Cultne registrou a justa homenagem a Waldir Onofre no Cinema Nosso. Waldir Onofre foi o primeiro cineasta negro a ganhar reconhecimento nacional como diretor e roteirista. Seu longa metragem As Aventuras Amorosas de um Padeiro, 1975, produzido por Nelson Pereira dos Santos e inteiramente rodado em Campo Grande com grande elenco, fez enorme sucesso de público quando lançado.

Palestra Antonio Pitanga

Seminário Cultne - Das Lutas Populares a Antropologia Visual: A Importância da História Afro-Brasileira - Dia 23/03/10 no Cinema Odeon BR na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.

Divas Negras no Cinema Pt 5

Documentário "As Divas Negras do Cinema Brasileiro" produzido pela Enugbarijô Comunicações em 1989. Entrevistas e performances com atrizes negras de cinema, teatro e televisão que narram suas vidas, carreiras, discriminações e lutas no mundo artístico brasileiro. Estrelando as atrizes Zezé Motta, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zenaide Zen e Adele Fátima, além da ativista Lélia Gonzáles.

Divas Negras no Cinema Pt 4

Documentário "As Divas Negras do Cinema Brasileiro" produzido pela Enugbarijô Comunicações em 1989. Entrevistas e performances com atrizes negras de cinema, teatro e televisão que narram suas vidas, carreiras, discriminações e lutas no mundo artístico brasileiro. Estrelando as atrizes Zezé Motta, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zenaide Zen e Adele Fátima, além da ativista Lélia Gonzáles.

Divas Negras no Cinema Pt 3

Documentário "As Divas Negras do Cinema Brasileiro" produzido pela Enugbarijô Comunicações em 1989. Entrevistas e performances com atrizes negras de cinema, teatro e televisão que narram suas vidas, carreiras, discriminações e lutas no mundo artístico brasileiro. Estrelando as atrizes Zezé Motta, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zenaide Zen e Adele Fátima, além da ativista Lélia Gonzáles.
Papo de cinema 01:21
EP13 - Rubens Barbot

Rubens Barbot

CULTNE registrou o papo com o bailarino Rubens Barbot em 30 de novembro de 2011 a homenagem as Damas Negras da dramaturgia nacional realizada pelo Departamento Cultural do Renascença Clube para as atrizes atrizes Ruth de Souza, Léa Garcia, Chica Xavier e Zezé Motta.

Recine 2021 - Homenagem ao Cultne

Com a temática A Memória do Cinema Brasileiro, programação exibiu 200 obras audiovisuais de 30 de setembro a 13 de outubro. "Live Memória da Cultura Negra" em homenagem ao Acervo Cultne pela preservação da memória da Cultura Negra. O RECINE, Festival de Cinema de Arquivo com a temática A Memória do Cinema Brasileiro exibiu 200 obras audiovisuais de 30 de setembro a 13 de outubro de 2021, evocando a essência da Memória do Cinema Brasileiro, trazendo homenagens de mestres e responsáveis em fomentar nosso audiovisual.

Tichina Arnold - Todo mundo odeia o Chris

Cultne com imagens e edição de Filó Filho e reportagem de Carlos Medeiros entrevistou no último dia 16 de Fevereiro de 2013 a atriz americana Tichina Arnold, a Rochelle do seriado de TV "Everybody Hates Chris" (Todo mundo odeia o Chris). Tichina veio Brasil como convidada do carnaval do Rio e de Salvador.

Pantera Negra - Sessão Cinema para a Comunidade

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho a Iniciativa Empodere-se que levou 167 jovens ao cinema para ver o filme Pantera Negra, no Norte Shopping, acreditando que o filme ajudará jovens com questões de representatividade e empoderamento. O objeto do grupo é proporcionar para jovens que estão em condições sociais desfavoráveis no Rio de Janeiro acesso à cultura fora do seu meio.

Manequins Negros no Cine Afrocarioca de Cinema

Cultne com imagens de Alexandre Xandão, entrevista e edição de Filó Filho registraram os manequins negros presentes no VII Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul em 21 março de 2014 no Rio de Janeiro.

Damas Negras - Rubens Barbot

CULTNE registrou o papo com o bailarino Rubens Barbot em 30 de novembro de 2011 a homenagem as Damas Negras da dramaturgia nacional realizada pelo Departamento Cultural do Renascença Clube para as atrizes atrizes Ruth de Souza, Léa Garcia, Chica Xavier e Zezé Motta

"Com a palavra, mulheres quilombolas"

"Com a palavra, mulheres quilombolas", resultado da pesquisa-ação desenvolvida pelas professoras Ana Urpia e Kelly Barros que aborda as mulheres negras quilombolas da comunidade na região do Iguape/Cachoeira, na Bahia.

Damas Negras - Sandra Almada

CULTNE registrou em 30 de novembro de 2011 a homenagem as Damas Negras da dramaturgia nacional realizada pelo Departamento Cultural do Renascença Clube para as atrizes atrizes Ruth de Souza, Léa Garcia, Chica Xavier e Zezé Motta. Na oportunidade, entrevistamos Sandra Almada, autora do livro Damas negras -- Sucesso, lutas, discriminação (Mauad, 1995), obra sobre a trajetória das atrizes que abordam o trabalho de reconhecimento e de posição afirmativa da mulher negra na mídia. No livro são discutidas questões com relação ao racismo na área artística e no meio acadêmico, a dificuldade de se conseguir personagens que não estivessem já classificados pelo autor como negro e o fato de serem chamadas normalmente para papéis de serviçais. A autora é jornalista, professora universitária, escritora e pesquisadora. Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), leciona em cursos de graduação e pós-graduação. É uma das apresentadoras/repórteres do programa Espelho, dirigido e apresentado pelo ator Lázaro Ramos, no Canal Brasil, no qual assina também a pesquisa jornalística. Colabora, ainda, como repórter freelance, com diversas publicações. É autora publicou também pelo Selo Negro Edições em 2009, o livro Abdias do Nascimento.

Cheik Oumar Sissoko - VII Encontro de Cinema Negro

Cultne com imagens de Alexandre Xandão, edição de Filó Filho e entrevista de Janaina Oliveira em parceria com ao FICINE registraram a entrevista de Cheik Oumar Sissoko durante o VII Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul em março de 2014 no Rio de Janeiro.

7° Encontro de Cinema Negro - Luiz Paulo Lima

Cultne registrou com imagens, entrevistas e edição de Filó Filho e Alexandre "Xandão" Dias a abertura do 7º Encontro de Cinema Negro - Zózimo Bulbul realizado no Rio de Janeiro no período de 21 a 30 de março de 2014 com a presença de cineastas do Brasil, Caribe e África. Na oportunidade, Filó Filho entrevistou o jornalista e cineasta Luiz Paulo Lima.

7° Encontro de Cinema Negro - Joel Zito

Cultne registrou com imagens, entrevistas e edição de Filó Filho, Janaína Oliveira e Alexandre "Xandão" Dias a abertura do 7º Encontro de Cinema Negro - Zózimo Bulbul realizado no Rio de Janeiro no período de 21 a 30 de março de 2014 com a presença de cineastas do Brasil, Caribe e África. A mostra de cinema contou também com debates sobre o cinema afro em países como Senegal, Caribe, Mali, a presença da mulher negra no cinema, além da história do FESPACO (maior festival de cinema da África).

Apolline Traoré - VII Encontro de Cinema Negro -

Cultne com imagens de Alexandre Xandão, edição de Filó Filho e entrevista de Janaina Oliveira em parceria com ao FICINE registraram a entrevista de Apolline Traoré durante o VII Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul em março de 2014 no Rio de Janeiro.

Cine-Debate - Unic Rio

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho e Mario Elena, o cine-debate realizado em 7 de maio de 2019, no Rio de Janeiro (RJ) no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). O cine-debate tratou sobre a história do tráfico de pessoas escravizadas e as consequências da escravidão para a formação da sociedade brasileira.

Everlane Moraes - Cineasta Negra

Everlane Moraes é especializada em direção de documentário pela ESCUELA INTERNACIONAL DE CINE Y TV (EICTV/Cuba), graduada em ARTES VISUAIS LICENCIATURA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) e bolsista no POSTGRADO do EMERGING LEADERS IN THE AMERICANS PROGRAM (ELAP) na Concordia University/Montreal, Canada, 2019/20.
Movimento Negro Contem... 07:35
EP12 - Tributo a Sebastiana Arruda
Movimento Negro Contem... 04:11
EP4 - Vanda Ferreira - 20 de Novembro
Quintal de Madureira 02:23
EP5 - Awurê & Teresa Cristina
Literatura Negra 03:34
EP3 - Nelson Maca - Poema