Entrevista com a Sra. Abena Busia, Embaixadora de Gana no Brasil por Carlos Medeiros

O jornalista Carlos Alberto Medeiros entrevistou a Embaixadora de Gana no Brasil, Sra. Abena Busia em fevereiro de 2022 no JW Marriott Hotel em Copacabana. Na ocasião, o embaixador falou sobre o lançamento do Pan African Heritage Museum (PAHM) em Acra, capital de Gana. O museu mostrará a história, as artes e a cultura da África desde o Egito Antigo até o presente e criará um ambiente onde as pessoas de ascendência africana podem desaprender e reaprender a verdadeira história, cultura e civilização da África. Veja a versão em português no Cultne.tv

Um ano depois da morte do congolês Moïse Kabagambe

A morte do congolês Moïse Kabagambe completou um ano nesta terça-feira (24) e familiares do imigrante disseram, durante homenagens na data, que a justiça está sendo muito lenta na caso. Em uma missa celebrada no Santuário do Cristo Redentor, no Rio, a mãe de Moïse, Lotsove Lolo Lavy Ivone, disse que espera por mais celeridade no julgamento dos culpados. Cobertura Cultne: Repórter - Neide Diniz Inagens e edição: Angelino Albaneze Direção - Filó Filho
Cobertura Cultne 00:03:03
EP5 - Baile do Amor - Ludmilla

Baile do Amor - Ludmilla

No dia 22 de Outubro aconteceu mais uma edição do Baile do Amor na Fundição Progresso. O baile que já existe há 10 anos contou com a abertura de YOÚN e Ludmilla como atração principal, com ingressos esgotados, tivemos mais uma edição de muito sucesso Acompanhe tudo que rolou neste dia com a nossa cobertura.
Cobertura Cultne 00:02:36
EP4 - Boogie Week 2022

Boogie Week 2022

O Festival Boogie Week fortaleceu a cena preta em São Paulo! O evento criado pela Boogie Naipe reuniu potências pretas para dialogar seus saberes em um formato disruptivo, enaltecendo as produções culturais, musicais e intelectuais pensadas por e para pessoas pretas. Em sua segunda edição, o evento contou com nomes como Tasha & Tracie, Tati Quebra Barraco, Kondzilla, Rincon Sapiência, Mano Brown, Carlos Dafé, e a participação surpresa de Seu Jorge, além de muitos outros.

“1ª Expo DJ – O Tempo Não Para” - Discoterj 2022

A Cultne TV esteve em outubro de 2022 na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro registrando “1ª Expo DJ – O Tempo Não Para” que registra os últimos 50 anos de história dos DJs e discotecas do Brasil. O evento é uma realização da Discoterj, associação de DJs e VJs do RJ, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

Awurê convida Ilê Aiyê na Fundição Progresso

Um evento histórico marcou o encontro do Grupo Awurê eo o Bloco Afro Ilê Aiyê na Fundição Progresso no Rio de Janeiro no dia 10 de agosto de 2022. Cerca de 3 mil pessoas, majoritariamente negra ocupou com alegria e beleza a Fundição, que recebeu o grande público em todos os seus espaços. Cultne esteve presente registrando a festa.

A Resistência Negra ao Projeto de Exclusão Racial - Brasil 200 Anos

Recentemente foi lançado o livro "A Resistência Negra ao Projeto de Exclusão Racial - Brasil 200 Anos". Organizado pelo professor e doutor Hélio Santos, o livro reúne textos de 34 intelectuais negras e negros de diversas regiões do país para refletir sobre os 200 anos da Independência do Brasil. A Cultne esteve presente registrando o lançamento dessa obra e os depoimentos dos intelectuais e parceiros que também estavam presentes para prestigiar esse livro que servirá de referência para um novo Brasil.

Baile Black Bom na Pequena África - Edição 03

Cobertura Cultne Especial Baile Black Bom realizado em Setembro de 2022 na Praça Mauá, Rio de Janeiro Brasil.

Anthony David no Rio de Janeiro

Instituto Black Bom e Cultne TV Apresentam: Tarde de autógrafos com Anthony David Diretamente de Atlanta o cantor e compositor americano de R&B Anthony David, a convite do Instituto Black Bom e Cultne Tv gentilmente nos agraciou com uma tarde de autográfos no hall do Hotel Selina, Lapa, para os amantes da Black Music. Conhecido por sua música 4Evermore em parceria com Algebra & Phonte sucesso nos Bailes Charme além de "Words", um dueto com a cantora de R&B contemporânea India. Arie que foi indicado ao Grammy por melhor performance de R&B. Anthony lançou 7 albuns aclamados pela crítica e ja vendeu mais de 10 milhões de albuns. Na ocasião tivemos também música ambiente com Dj Flash residente do Baile Black Bom e Don Jay (USA), um ambiente agradável com troca de idéia com grupos de dança, amantes do soul music e uma oportunidade única de ver esse grande ícone da música negra de perto.

Pré-estreia Mulher Rei - Viola Davis RJ

Na segunda-feira, 19 de setembro, fizemos a cobertura na première do filme 'A Mulher Rei', com a presença ilustre da estrela do filme Viola Davis. O evento aconteceu no Copacabana Palace e recebeu um timaço de celebridades como Roger Cipó, Eliana Alves Cruz, Jeniffer Dias, Yuri Marçal, Camila de Lucas, Sabrina Fidalgo, Taís Araújo, Lázaro Ramos, Renato Nogueira, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Paulo Vieira, Aline Borges e Aline Wirley que foram entrevistados pelo nosso jornalista Gerson Saldanha e eles falaram um pouquinho do que acharam do filme e quais foram suas expectativas. Lembrando que o longa conta a história de um exército de mulheres do Reino de Daomé, região da África dominada pela França, onde hoje se encontra o Benin. A história das amazonas é o que move o filme, rodado na África do Sul.
Cobertura Cultne 15:14:00
EP17 - Pensamento Social Do Samba

Pensamento Social Do Samba

Intelectuais, artistas e apaixonados pelo mundo do samba debatem ideias e defendem ritos e códigos do carnaval! Estivemos presente fazendo a cobertura na nova edição do "Escolas de samba: Cultura e negritude", um curso que visa debater o fenômeno das escolas de samba partindo de uma perspectiva da experiência do racismo e da escravidão negra no Brasil. O objetivo do encontro é compreender a construção das escolas de samba como espaço de associativismo e sociabilidade negra no cenário do pós-abolição.

Parem de Falar Mal da Rotina

Comemorando 20 anos em cartaz, o espetáculo PAREM DE FALAR MAL DA ROTINA une histórias vividas e ouvidas por Elisa Lucinda, como boa observadora do cotidiano, além dos poemas retirados de seus livros, como “O Semelhante” e “Eu te amo e suas estréias”. O resultado são pouco mais de duas horas de elogios à rotina entre personagens diversos, nos obrigando a observarmo-nos de fora, e nos ajudando a perceber que “a rotina” é algo fictício que criamos. A conclusão é que nós temos o poder da mudança, nós somos os diretores, atores e produtores das nossas próprias vidas. De forma interativa, propõe uma divertida reflexão sobre o cotidiano. Utilizando versos e conversas despojadas sobre a rotina, é uma espécie de espelho capaz de projetar mil possibilidades, provocando verdadeiras transformações em nossas relações sociais, profissionais e pessoais. “A peça nasceu das inúmeras lições que a natureza nos ensina todo dia. A grande lição é a capacidade de estreia que faz tudo na natureza acontecer de forma espetacular, di-a-ri-a-men-te: o nascer do sol, o pôr do mesmo sol, o céu, a chuva, as estrelas, os ventos e as tardes. A natureza ensina a toda gente, mas, às vezes, alunos distraídos que somos, não vemos o lindo óbvio que ela nos oferece e as dicas que ela pode nos dar na condução do nosso cotidiano”, diz a atriz. Deselitizando a poesia, Elisa fala o texto poético como quem conversa com o público, emociona e diverte com suas palavras, gente de todo o tipo, de dez a cem anos. Uma autoajuda inteligente, uma aula de cidadania através da educação emocional, pois cuidando melhor de nossa rotina, autores e protagonistas que somos dela, cuidaremos melhor de nós mesmos, dos que nos cercam e do mundo à nossa volta.

Senzala e Favela - Fundição Progresso

Cobertura Cultne em 12.07.2022 na audição do álbum inédito de Wilson das Neves, Senzala e Favela. O evento reuniu músicos e toda a equipe envolvida na Fundição Progresso. O projeto nasceu a há 5 anos a partir de uma pesquisa da história e composições de Wilson das Neves, um dos maiores bateristas da música brasileira, cantor e compositor premiado com um Prêmio Sharp (O Som Sagrado de Wilson das Neves/1996) e melhor álbum de samba (Pra gente fazer mais um samba/2011) no Prêmio da Música Brasileira. Com produção executiva de Alexandre Segundo e Núcleo Cigarras, e investimento da Saúva, disco traz vozes de Chico Buarque, Maria Rita, Seu Jorge, Rodrigo Amarante, D2, Áurea Martins e outras estrelas da MPB.
Cobertura Cultne 00:06:42
EP14 - Hora do Blec

Hora do Blec

Hora do Blec estreou em Agosto de 2020 no YouTube, como uma obra de vídeos musicais destinada à crianças de 2 a 7 anos, essa é uma iniciativa artística que se propõe a contribuir para um mundo melhor através de seus personagens, em especial o protagonista Blec, um menino negro que descobre superpoderes e age em prol de uma realidade coletiva mais justa. Para comemorar 2 anos de Hora do Blec, aconteceram duas lindas exibições da primeira temporada completa dos clipes no cinema Xinoplex Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Yasmin Garcez, atriz e diretora do programa e David Jr, ator e produtor falaram um pouco sobre a importância do protagonismo negro audiovisual na infância e a emoção de trazer a sessão aos cinemas da periferia.
Cobertura Cultne 00:19:12
EP13 - Raça e Igualdade

Raça e Igualdade

A Cultne recebeu Mrs Mccauley, comissária da Comissão Inter-Americana dos Direitos do Humanos. Em uma conversa com o jornalista Carlos Alberto Medeiros, a comissária falou sobre os avanços e regressões debatidas com relação aos Direitos Humanos nos últimos anos. Segundo Mccauley, raça é a área que mais tem tido avanços no Brasil, nos últimos 20 anos, após ações afirmativas começarem a ser implantadas em universidades públicas, tivemos como uma consequência positiva o fato de encontrarmos mais afro-brasileiros em trabalhos de publicidade e televisão. Porém, ainda há uma necessidade de avanço, assista a entrevista completa.
Cobertura Cultne 00:09:28
EP12 - Projeto Querino

Projeto Querino

Projeto Querino' um Podcast que narra a luta negra! A Cultne esteve presente no dia 06 de Agosto na pré estréia do Podcast Projeto Querino, que é um Podcast com oito episódios que mostra como a história explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto. A série é conduzida por uma equipe majoritariamente negra e com um resultado de dois anos de trabalho, o projeto foi idealizado e apresentado pelo Jornalista Tiago Rogero
Cobertura Cultne 00:23:20
EP11 - Espetáculo Negra Palavra

Espetáculo Negra Palavra

Em 2019 o Coletivo Preto e a Companhia de Teatro Íntimo se juntaram para contar a história do poeta do povo Solano Trindade através de suas poesias. A peça 'Negra Palavra Solano Trindade', conta com um elenco totalmente negro, são 10 atores que resgatam os textos do poeta pernambucano e situações vividas por pessoas negras. A estreia foi no Sesc Tijuca, em seguida Teatro Poeira, Sala de Cultura Laura Alvim, Feverestival em Campinas SP, e veio a pandemia. O espetáculo que era físico foi reinventado para a forma ONLINE, e deu tão certo que essa versão foi premiada pela APTR com o prêmio Manoela Pinto Guimarães jovem talento; e no Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, na categoria Ancestralidade.
Cobertura Cultne 00:03:52
EP10 - Ninguém Sabe Meu Nome

Ninguém Sabe Meu Nome

Cultne esteve presente no Sesc Copacabana fazendo a cobertura do espetáculo "Ninguém Sabe Meu Nome". A atuação e o texto de Ana Carbatti (@ana_carbatti) para esta peça, e sua apresentação dirigida por Inez Viana e Isabel Cavalcanti, nos emociona ao compreendermos que para uma jovem ou um jovem, um filho ou uma filha, crescer preto no Brasil é crescer para vencer séculos de História, de uma história que não passa. O espetáculo reflete sobre os códigos racistas existentes na sociedade, seus impasses, impactos e possíveis propostas de reparo.

Inauguração da Estátua da Marielle Franco

Inauguração em 27 de julho de 2022 da estátua da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, no centro do Rio de Janeiro. O local escolhido foi o Buraco do Lume, local onde Marielle se reunia com eleitores semanalmente para prestar contas do seu mandato.

Baile Black Bom na Pequena África - Edição 2

Cobertura Cultne Especial Baile Black Bom realizado em julho de 2022 na Praça Mauá, Rio de Janeiro Brasil.
Cobertura Cultne 00:03:12
EP7 - Workshop Baile Black Bom

Workshop Baile Black Bom

Cobertura da Resenha Black Bom terceira edição, realizada no MUHCAB ( Museu da História e Cultura Afro Brasileira), que marca a continuação da temporada 2022 de Baile Black Bom de volta a Pequena África. Os encontros acontecem de forma gratuita, com mais de 300 pessoas assistidas no curso de charme para iniciantes.

Sortilégio de Abdias Nascimento

Lançamento do livro e da nova edição da peça Sortilégio, escrita em 1959 por Abdias do Nascimento. A iniciativa foi do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e a programação contou também com leituras performáticas, sessão de autógrafos e a participação de referências do teatro negro contemporâneo.

VIII Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro - 2022

Cultne registrou no último domingo (31/07), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, a VIII Marcha das mulheres Negras, tendo como tema 'Pela vida, direitos, dignidade e por uma sociedade justa e antirracista. Mais mulheres negras no poder!'. A marcha partiu do Posto 3 em direção ao Leme reunindo milhares de mulheres negras de 40 municípios do estado do Rio de Janeiro. Ficha técnica: Direção - Filó Filho Imagens e edição - Angelino Albaneze Imagens aéreas - Maurício Brito Produção - Manuela Veloso e Janaina melo Repórter - Nil Mendonça Audiovisual - Cultne TV

Advocacia Preta Carioca (APC)

A Advocacia Preta Carioca (APC) e a OABRJ realizaram no dia 13 de julho o 1º Seminário Advocacia Preta Carioca – desafios e soluções no Estado democrático de Direito.
Cobertura Cultne 00:06:38
EP3 - Dia da Trancista - AfroDai

Dia da Trancista - AfroDai

O dia 06 de junho ficou decretado pela legislação do Estado e do Município do Rio de Janeiro o dia da pessoa trancista, reconhecendo como oficio o trabalho das mulheres que fazem da técnica ancestral africana uma fonte de renda. Tal data foi escolhida e reconhecido por ser o aniversário de Idalice Bastos, a pioneira do oficio no Rio de Janeiro.

Negro Muro - Waldemar Santana

O projeto Negro Muro eternizou o baiano Waldemar Santana (1929-1984) considerado um dos mais famosos lutadores de vale-tudo do Brasil. A homenagem ao Leopardo Negro, como ficou conhecido Waldemar Santana foi inauguradna Rua da Lapa 49, no Centro do Rio em frente à sede da Associação Cristã dos Moços (ACM), palco da vitória histórica de Waldemar Santana contra o patrono do jiu-jítsu brasileiro o mestre Hélio Gracie. O muro, de autoria do artista Cazé e idealizado pelos produtores culturais Pedro Rajão e Rhuan Gonçalves, faz referência a trajetória de vida do lutador, que saiu de Salvador, na década de 50, com 22 anos, onde trabalhava como marmorista e mudou-se para o Rio na tentativa de aprimorar seu conhecimento nas artes marciais. A arte conta ainda, seu domínio da capoeira e sua vitória no duelo que travou contra o famoso e invencível Hélio Gracie em 24 de maio de 1955 e sua ascensão no mundo da luta, sendo conhecido como o Leopardo Negro, um dos precursores do MMA no Brasil.

Pré-candidatura ao Senado Ivanir dos Santos

Cultne TV esteve presente no lançamento da Campanha para a pré candidatura do professor Babalawo Ivanir dos Santos. Com a presença de lideranças sociais e políticas, Ivanir dos Santos (@ivanirdossantos.rio) efetivou, sua filiação ao PDT e a pré-candidatura ao Senado Federal pelo PDT do Rio de Janeiro. Através do diálogo e da inclusão pelo PDT e movimentos sociais, Ivanir, que é um expoente no combate ao racismo e na defesa de direitos humanos, almeja intensificar, no parlamento, a defesa da liberdade e da democracia.

Lançamento da Cartilha em homenagem à Wilson das Neves

A pedagoga Cristiane Firmino organizou o livro escrito em 2016 pelo cantor, compositor e músico Wilson das Neves (1936 - 2017), como parte das comemorações dos seus 80 anos. Cristiane formada em Pedagogia pela PUC-Rio, pós-graduada em sociologia aplicada pela universidade de Nantes/França e ativista pelos Direitos Humanos, escolheu essa data especial para lançar o livro infantil ‘Wilson das Neves apresenta Viagem ao coração da escola de samba’. O livro oferece uma jornada inigualável para a infância. Daniel Becker, pediatra carioca e apaixonado por música apresenta: ‘A música ativa o cérebro, gera prazer e autoconhecimento, relaxa, promove a saúde mental e emocional. O Samba é raiz, ancestralidade, negritude, brasilidade, movimento, beleza e ritmo, E as Escolas de samba trazem história, fantasia, beleza visual, criatividade, originalidade, identidade, pertencimento.

Vozes Negras – A Força do Canto Feminino

Espetáculo "Vozes Negras – A Força do Canto Feminino", primeiro musical em formato de série. O projeto inovador levanta pautas sobre feminismo negro, a importância e o papel das cantoras e compositoras negras na história da música brasileira. A temporada carioca, que aconteceu no Teatro Prudential, uniu teatro musical e fórum de ideias, com participação de nomes como Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Jurema Werneck e Flávia Oliveira, em celebração ao legado das grandes divas da música brasileira.

Lançamento do livro Pacto da Branquitude

Lançamento do livro "Pacto da Branquitude" de Cida Bento – eleita em 2015 pela The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade – que ocorreu no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira -Muhcab , na Gamboa no centro do Rio de Janeiro.

Inauguração do Quiosque Moïse e no Parque Madureira

Inauguração do quiosque Moise, no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro no dia 30 de junho de 2022, reunindo a família do jovem, políticos e representantes de organizações da sociedade civil.

Lançamento do livro de Jacques D'Adesky

Cultne TV registrou na Livraria Travessa em Botafogo, RJ o lançamento do livro "Uma breve História do Racismo. Intolerância, Genocídio e Crimes contra a Humanidade", de autoria do antropólogo Jacques d’Adesky, intelectual afro-europeu, que há décadas se dedica ao estudo e à produção acadêmica sobre esse tema no Brasil, deve ser recebido como uma contribuição significativa ao entendimento de um fenômeno demasiado importante para ser relegado à esfera do senso comum. De particular interesse para os estudiosos do racismo, são os tópicos que abordam a evolução desse pensamento, desde a intolerância religiosa em países como Grécia, Império Romano e o antigo Egito, passando pelo antijudaísmo cristão e o proto-racismo árabe e ibérico, que acabam fornecendo as justificativas iniciais para a escravização de africanos, tanto nas Américas quanto no Oriente Médio, e que constituem um capítulo muito pouco – e imerecidamente – conhecido da história. Passa-se daí à construção do racismo científico, com o mito ariano e as bases ideológicas do nazismo, com destaque para o antissemitismo, a eugenia e a sociobiologia, pseudociência recentemente proposta (década de 1970).

Escrevivendo Diálogos com a escola Pública

Cultne registrou em 10 de maio de 2022 no Mercado Casarão, anexo ao Dida Bar no Rio de Janeiro, o lançamento do Livro “Escrevivendo Diálogos com a Escola Pública: Por um projeto de educação antirracista e democrática.” O livro é gratuito e tem ele online no Observatorio de Educação do Instituto Unibanco e no site da Revista Uniperiferias Patrícia dos Santos (@patepsantos) - Organizadora Ana Beatriz da Silva - Organizadora Autoras entrevistadas: Luciana Ribeiro (@luroribeiro) Lady Christina de Almeida Editora: UNIperiferias (@uniperiferias)

Prêmio Sim a Igualdade Racial

O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) e a Cultne, lançam o documentário “Prêmio Sim à Igualdade Racial”. O filme conta com os bastidores da quinta edição da premiação e entrevistas com personalidades como Preta Gil, Xamã, Jorge Aragão, entre outros grandes nomes do cenário artístico e cultural negro e indígena.
Cobertura Cultne 00:27:23
EP13 - Cobertura - Baile Black Bom

Cobertura - Baile Black Bom

Cobertura Cultne Especial Baile Black Bom realizado em maio de 2022 na Praça Mauá, Rio de Janeiro Brasil.
Cobertura Cultne 00:04:27
EP12 - Workshop Black Bom

Workshop Black Bom

Resenha Black Bom que rolou no MUHCAB - Museu de História e Cultura Afro-brasileira no dia 11 de junho na Pequena África no bairro da Gamboa, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. O Workshop de charme com o charmdancer Paulo Mello é uma realização da Botacara Produções e Instituto Black Bom. Patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do MUHCAB e da Cultne.

Cobertura - Festival MITA 2022

Cobertura Cultne no Festival MITA realizado em maio de 2022 no Jockey Club Brasileiro na Zona Sul do Rio de Janeiro, com as participações de Gilberto Gil, Xênia França, Coruja BC1, Marcelo D2, Heavy Baile, Liniker, entre outros artistas nacionais e internacionais.

Escola de Formação Política Kátia Tapety

Com iniciativa do Instituto Raça e Igualdade, foi lançada a Escola de Formação Política Kátia Tapety, batizada em homenagem a ex-vereadora Kátia Tapety, a primeira mulher trans negra a ser eleita vereadora no Brasil - e na América Latina. O evento foi realizado no dia 10 de maio de 2022, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e contou com a presença de lideranças negras, indígenas e LGBTQIA+. A iniciativa promovida pelo Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade), tem como objetivo formar mulheres negras e indígenas para a disputa do pleito, independente de partido político, priorizando o protagonismo de mulheres trans, lésbicas e bissexuais.
Cobertura Cultne 00:06:49
EP9 - Encerramento do Abril Verde

Encerramento do Abril Verde

Instituído no estado do Rio de Janeiro o Abril Verde, mês de combate, prevenção e conscientização sobre racismo religioso. Essa lei é de autoria da nossa mandata junto aos povos de terreiro que somam com a gente na luta pelo fim do racismo religioso.

Workshop do Baile Black Bom no Muhcab

Resenha Black Bom que rolou no MUHCAB - Museu de História e Cultura Afro-brasileira no dia 09 de abril na Pequena África no bairro da Gamboa, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. O Workshop de charme com o charmdancer Jean Carlos "Je-Black" é uma realização da Botacara Produções e Instituto Black Bom. Patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do MUHCAB e da Cultne.
Cobertura Cultne 00:13:13
EP8 - Procissão do Seu Zé

Procissão do Seu Zé

Cobertura Cultne do evento "Procissão do Seu Zé realizado em abril de 2022 na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
Cobertura Cultne 00:06:47
EP7 - Teatro Chica Xavier

Teatro Chica Xavier

Inaugurado em 24 s de abril de 2022, o primeiro teatro negro do Rio de Janeiro, o Teatro Chica Xavier, que faz parte do ‘Terreiro Contemporâneo’, sob o comando da ‘Confraria do Impossível’. Atores, diretores, produtores, figurinistas, dançarinos e toda uma gama de profissionais inseridos no que diz respeito ao setor cultural, agota, têm motivos de sobra para comemorar. O nome dado ao novo teatro é uma homenagem a Francisca Xavier Queiroz de Jesus, conhecida como Chica Xavier, que foi uma grande e consagrada atriz de teatro, cinema e da televisão brasileira. Mesmo sendo mais conhecida pelo grande público por seus trabalhos nas telenovelas, com mais de 50 personagens, ela também atuou no teatro nacional há mais de 60 anos e é uma grande personalidade da representatividade negra na arte do Brasil. Chica Xavier lançou um livro, em 1999, reunindo as cantigas e rezas que compôs ao longo de 30 anos para louvar seus santos de fé. Em 2011 ganhou o Centro Cultural Atriz Chica Xavier no Projeto Social No Palco da Vida, coordenado pelo ator Wal Schneider, onde guarda o acervo contando sua carreira no Teatro, TV e Cinema.

Nei Lopes Doutor Honoris Causa

Cultne esteve no dia 28 de março de 2022 na Capela Ecumênica da UERJ, no “campus” Maracanã da Universidade na cerimônia de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao compositor, cantor, escritor e pesquisador Nei Lopes. O artista é, sem dúvida, um dos maiores expoentes de nossa arte popular e da cultura afro-brasileira, com várias obras e dicionários já publicados pelo tema, além da fértil produção musical, com sambas que marcaram época no imaginário musical de nossa gente.

Lançamento do Documentário do Awurê

Cobertura Cultne no lançamento do documentário "Na Rota do Samba de Roda" do grupo Awurê no Estação Net Botafogo.
Cobertura Cultne 00:09:37
EP4 - Prêmio Ubuntu

Prêmio Ubuntu

Com o tema "Ancestralidade e pilares da Arte preta brasileira". A segunda edição do Prêmio Ubuntu de Cultura Negra aconteceu no dia 26 de março de 2022 no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento, que tem como missão homenagear o Legado da Nossa Ancestralidade, Pilares da Arte Preta Brasileira, e algumas vítimas do COVID 19, será um dos marcos da programação ANTIRRACISTA promovido pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Cobertura Cultne - Limusine Negra

Cobertura Cultne no show Limousine Negra
Cobertura Cultne 00:04:20
EP2 - Awurê: Baianidade Nagô

Awurê: Baianidade Nagô

Do Pelourinho com Olodum e Banda Didá A Liberdade no bairro , no coração e no Ritmo do Ilê Aiye e Muzenza Regado a Xinxim de galinha E farofa de dendê Do Afrochefe Jorge Washington Para renovar as energias Curtindo toda essa Baianidade nagô
Cobertura Cultne 00:08:20
EP1 - Seu Jorge & Soul + Samba

Seu Jorge & Soul + Samba

Participação de Seu Jorge cantando os seus sucessos na roda de samba do Grupo Soul+Samba no 4 linhas de Bento Ribeiro no último dia 19 de abril de 2015. Com imagens de Filó Filho e Alvaro Araujo; still fotográfico de Zezzynho Andraddy, edição e reportagens de Pedro Oliveira e direção de Filó Filho a equipe registrou o evento para o Acervo Cultne.
Africanamente 01:40:35
EP3 - Arte Negra Em Evidência
Africanamente 01:38:01
EP7 - Nosso Sagrado
Africanamente 02:15:50
EP2 - Povo Negro e Política
Africanamente 02:17:50
EP7 - A Sociedade Desigual
Africanamente 01:59:49
EP12 - Nossa História Conta
Africanamente 02:39:30
EP14 - O Sortilégio da Cor
Abdias do Nascimento 01:42
EP12 - Prêmio Abdias - Internet
Eventos e Manifestações 08:15
EP7 - Rio Axé Abdias
Live Movimento Negro 52:42
EP5 - MAN - Museu de Arte Negra