Baile Black Bom na Pequena África - Edição 03
Cobertura Cultne Especial Baile Black Bom realizado em Setembro de 2022 na Praça Mauá, Rio de Janeiro Brasil.
Anthony David no Rio de Janeiro
Instituto Black Bom e Cultne TV Apresentam: Tarde de autógrafos com Anthony David
Diretamente de Atlanta o cantor e compositor americano de R&B Anthony David, a convite do Instituto Black Bom e Cultne Tv gentilmente nos agraciou com uma tarde de autográfos no hall do Hotel Selina, Lapa, para os amantes da Black Music. Conhecido por sua música 4Evermore em parceria com Algebra & Phonte sucesso nos Bailes Charme além de "Words", um dueto com a cantora de R&B contemporânea India. Arie que foi indicado ao Grammy por melhor performance de R&B. Anthony lançou 7 albuns aclamados pela crítica e ja vendeu mais de 10 milhões de albuns.
Na ocasião tivemos também música ambiente com Dj Flash residente do Baile Black Bom e Don Jay (USA), um ambiente agradável com troca de idéia com grupos de dança, amantes do soul music e uma oportunidade única de ver esse grande ícone da música negra de perto.
Pré-estreia Mulher Rei - Viola Davis RJ
Na segunda-feira, 19 de setembro, fizemos a cobertura na première do filme 'A Mulher Rei', com a presença ilustre da estrela do filme Viola Davis. O evento aconteceu no Copacabana Palace e recebeu um timaço de celebridades como Roger Cipó, Eliana Alves Cruz, Jeniffer Dias, Yuri Marçal, Camila de Lucas, Sabrina Fidalgo, Taís Araújo, Lázaro Ramos, Renato Nogueira, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Paulo Vieira, Aline Borges e Aline Wirley que foram entrevistados pelo nosso jornalista Gerson Saldanha e eles falaram um pouquinho do que acharam do filme e quais foram suas expectativas.
Lembrando que o longa conta a história de um exército de mulheres do Reino de Daomé, região da África dominada pela França, onde hoje se encontra o Benin. A história das amazonas é o que move o filme, rodado na África do Sul.
Pensamento Social Do Samba
Intelectuais, artistas e apaixonados pelo mundo do samba debatem ideias e defendem ritos e códigos do carnaval!
Estivemos presente fazendo a cobertura na nova edição do "Escolas de samba: Cultura e negritude", um curso que visa debater o fenômeno das escolas de samba partindo de uma perspectiva da experiência do racismo e da escravidão negra no Brasil. O objetivo do encontro é compreender a construção das escolas de samba como espaço de associativismo e sociabilidade negra no cenário do pós-abolição.
Parem de Falar Mal da Rotina
Comemorando 20 anos em cartaz, o espetáculo PAREM DE FALAR MAL DA ROTINA une histórias vividas e ouvidas por Elisa Lucinda, como boa observadora do cotidiano, além dos poemas retirados de seus livros, como “O Semelhante” e “Eu te amo e suas estréias”. O resultado são pouco mais de duas horas de elogios à rotina entre personagens diversos, nos obrigando a observarmo-nos de fora, e nos ajudando a perceber que “a rotina” é algo fictício que criamos. A conclusão é que nós temos o poder da mudança, nós somos os diretores, atores e produtores das nossas próprias vidas.
De forma interativa, propõe uma divertida reflexão sobre o cotidiano. Utilizando versos e conversas despojadas sobre a rotina, é uma espécie de espelho capaz de projetar mil possibilidades, provocando verdadeiras transformações em nossas relações sociais, profissionais e pessoais. “A peça nasceu das inúmeras lições que a natureza nos ensina todo dia. A grande lição é a capacidade de estreia que faz tudo na natureza acontecer de forma espetacular, di-a-ri-a-men-te: o nascer do sol, o pôr do mesmo sol, o céu, a chuva, as estrelas, os ventos e as tardes. A natureza ensina a toda gente, mas, às vezes, alunos distraídos que somos, não vemos o lindo óbvio que ela nos oferece e as dicas que ela pode nos dar na condução do nosso cotidiano”, diz a atriz.
Deselitizando a poesia, Elisa fala o texto poético como quem conversa com o público, emociona e diverte com suas palavras, gente de todo o tipo, de dez a cem anos. Uma autoajuda inteligente, uma aula de cidadania através da educação emocional, pois cuidando melhor de nossa rotina, autores e protagonistas que somos dela, cuidaremos melhor de nós mesmos, dos que nos cercam e do mundo à nossa volta.
Senzala e Favela - Fundição Progresso
Cobertura Cultne em 12.07.2022 na audição do álbum inédito de Wilson das Neves, Senzala e Favela. O evento reuniu músicos e toda a equipe envolvida na Fundição Progresso. O projeto nasceu a há 5 anos a partir de uma pesquisa da história e composições de Wilson das Neves, um dos maiores bateristas da música brasileira, cantor e compositor premiado com um Prêmio Sharp (O Som Sagrado de Wilson das Neves/1996) e melhor álbum de samba (Pra gente fazer mais um samba/2011) no Prêmio da Música Brasileira. Com produção executiva de Alexandre Segundo e Núcleo Cigarras, e investimento da Saúva, disco traz vozes de Chico Buarque, Maria Rita, Seu Jorge, Rodrigo Amarante, D2, Áurea Martins e outras estrelas da MPB.
Hora do Blec
Hora do Blec estreou em Agosto de 2020 no YouTube, como uma obra de vídeos musicais destinada à crianças de 2 a 7 anos, essa é uma iniciativa artística que se propõe a contribuir para um mundo melhor através de seus personagens, em especial o protagonista Blec, um menino negro que descobre superpoderes e age em prol de uma realidade coletiva mais justa.
Para comemorar 2 anos de Hora do Blec, aconteceram duas lindas exibições da primeira temporada completa dos clipes no cinema Xinoplex Nova Iguaçu, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.
Yasmin Garcez, atriz e diretora do programa e David Jr, ator e produtor falaram um pouco sobre a importância do protagonismo negro audiovisual na infância e a emoção de trazer a sessão aos cinemas da periferia.
Raça e Igualdade
A Cultne recebeu Mrs Mccauley, comissária da Comissão Inter-Americana dos Direitos do Humanos.
Em uma conversa com o jornalista Carlos Alberto Medeiros, a comissária falou sobre os avanços e regressões debatidas com relação aos Direitos Humanos nos últimos anos.
Segundo Mccauley, raça é a área que mais tem tido avanços no Brasil, nos últimos 20 anos, após ações afirmativas começarem a ser implantadas em universidades públicas, tivemos
como uma consequência positiva o fato de encontrarmos mais afro-brasileiros em trabalhos de publicidade e televisão. Porém, ainda há uma necessidade de avanço, assista a entrevista completa.
Projeto Querino
Projeto Querino' um Podcast que narra a luta negra!
A Cultne esteve presente no dia 06 de Agosto na pré estréia do Podcast Projeto Querino, que é um Podcast com oito episódios que mostra como a história explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto.
A série é conduzida por uma equipe majoritariamente negra e com um resultado de dois anos de trabalho, o projeto foi idealizado e apresentado pelo Jornalista Tiago Rogero
Espetáculo Negra Palavra
Em 2019 o Coletivo Preto e a Companhia de Teatro Íntimo se juntaram para contar a história do poeta do povo Solano Trindade através de suas poesias. A peça 'Negra Palavra Solano Trindade', conta com um elenco totalmente negro, são 10 atores que resgatam os textos do poeta pernambucano e situações vividas por pessoas negras.
A estreia foi no Sesc Tijuca, em seguida Teatro Poeira, Sala de Cultura Laura Alvim, Feverestival em Campinas SP, e veio a pandemia. O espetáculo que era físico foi reinventado para a forma ONLINE, e deu tão certo que essa versão foi premiada pela APTR com o prêmio Manoela Pinto Guimarães jovem talento; e no Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, na categoria Ancestralidade.
Ninguém Sabe Meu Nome
Cultne esteve presente no Sesc Copacabana fazendo a cobertura do espetáculo "Ninguém Sabe Meu Nome".
A atuação e o texto de Ana Carbatti (@ana_carbatti) para esta peça, e sua apresentação dirigida por Inez Viana e Isabel Cavalcanti, nos emociona ao compreendermos que para uma jovem ou um jovem, um filho ou uma filha, crescer preto no Brasil é crescer para vencer séculos de História, de uma história que não passa. O espetáculo reflete sobre os códigos racistas existentes na sociedade, seus impasses, impactos e possíveis propostas de reparo.
Inauguração da Estátua da Marielle Franco
Inauguração em 27 de julho de 2022 da estátua da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, no centro do Rio de Janeiro. O local escolhido foi o Buraco do Lume, local onde Marielle se reunia com eleitores semanalmente para prestar contas do seu mandato.
Baile Black Bom na Pequena África - Edição 2
Cobertura Cultne Especial Baile Black Bom realizado em julho de 2022 na Praça Mauá, Rio de Janeiro Brasil.
Workshop Baile Black Bom
Cobertura da Resenha Black Bom terceira edição, realizada no MUHCAB ( Museu da História e Cultura Afro Brasileira), que marca a continuação da temporada 2022 de Baile Black Bom de volta a Pequena África.
Os encontros acontecem de forma gratuita, com mais de 300 pessoas assistidas no curso de charme para iniciantes.
Sortilégio de Abdias Nascimento
Lançamento do livro e da nova edição da peça Sortilégio, escrita em 1959 por Abdias do Nascimento. A iniciativa foi do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) e a programação contou também com leituras performáticas, sessão de autógrafos e a participação de referências do teatro negro contemporâneo.
VIII Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro - 2022
Cultne registrou no último domingo (31/07), na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, a VIII Marcha das mulheres Negras, tendo como tema 'Pela vida, direitos, dignidade e por uma sociedade justa e antirracista. Mais mulheres negras no poder!'. A marcha partiu do Posto 3 em direção ao Leme reunindo milhares de mulheres negras de 40 municípios do estado do Rio de Janeiro.
Ficha técnica:
Direção - Filó Filho
Imagens e edição - Angelino Albaneze
Imagens aéreas - Maurício Brito
Produção - Manuela Veloso e Janaina melo
Repórter - Nil Mendonça
Audiovisual - Cultne TV
Advocacia Preta Carioca (APC)
A Advocacia Preta Carioca (APC) e a OABRJ realizaram no dia 13 de julho o 1º Seminário Advocacia Preta Carioca – desafios e soluções no Estado democrático de Direito.
Dia da Trancista - AfroDai
O dia 06 de junho ficou decretado pela legislação do Estado e do Município do Rio de Janeiro o dia da pessoa trancista, reconhecendo como oficio o trabalho das mulheres que fazem da técnica ancestral africana uma fonte de renda. Tal data foi escolhida e reconhecido por ser o aniversário de Idalice Bastos, a pioneira do oficio no Rio de Janeiro.
Negro Muro - Waldemar Santana
O projeto Negro Muro eternizou o baiano Waldemar Santana (1929-1984) considerado um dos mais famosos lutadores de vale-tudo do Brasil. A homenagem ao Leopardo Negro, como ficou conhecido Waldemar Santana foi inauguradna Rua da Lapa 49, no Centro do Rio em frente à sede da Associação Cristã dos Moços (ACM), palco da vitória histórica de Waldemar Santana contra o patrono do jiu-jítsu brasileiro o mestre Hélio Gracie.
O muro, de autoria do artista Cazé e idealizado pelos produtores culturais Pedro Rajão e Rhuan Gonçalves, faz referência a trajetória de vida do lutador, que saiu de Salvador, na década de 50, com 22 anos, onde trabalhava como marmorista e mudou-se para o Rio na tentativa de aprimorar seu conhecimento nas artes marciais. A arte conta ainda, seu domínio da capoeira e sua vitória no duelo que travou contra o famoso e invencível Hélio Gracie em 24 de maio de 1955 e sua ascensão no mundo da luta, sendo conhecido como o Leopardo Negro, um dos precursores do MMA no Brasil.
Pré-candidatura ao Senado Ivanir dos Santos
Cultne TV esteve presente no lançamento da Campanha para a pré candidatura do professor Babalawo Ivanir dos Santos.
Com a presença de lideranças sociais e políticas, Ivanir dos Santos (@ivanirdossantos.rio) efetivou, sua filiação ao PDT e a pré-candidatura ao Senado Federal pelo PDT do Rio de Janeiro. Através do diálogo e da inclusão pelo PDT e movimentos sociais, Ivanir, que é um expoente no combate ao racismo e na defesa de direitos humanos, almeja intensificar, no parlamento, a defesa da liberdade e da democracia.