Dia Nacional do Samba - Velha Guarda da Portela

Com imagens de Ebugbarijô de Ras Adauto e Vik Birkbeck e Cor da Pele - CP Produções de Filó Filho e Carlos Alberto Medeiros o Acervo Cultne celebra o Dia Nacional do Samba com imagens da Velha Guarda da Portela. Formada por antigos integrantes da escola de samba Portela (fundada em 1923), a Velha Guarda estreou em disco em 1970, com "Portela Passado de Glória", produzido por Paulinho da Viola.

Clube do Cozido - Velha Guarda da Portela - Pt2

Cultne registrou a apresentação da Velha Guarda da Portela no Clube do Cozido em junho de 2011 na Barra da Tijuca acompanhada pelo Grupo Divino Dom. Ari Junior representando a nova geração do samba trocou uma idéia com Serginho Procópio. Lá estiveram sendo homenageados pelo Clube do Cozido os portelenses Waldir 59, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Serginho Procópio, entre outros.

Clube do Cozido - Velha Guarda da Portela - Pt1

Cultne registrou a apresentação da Velha Guarda da Portela no Clube do Cozido em junho de 2011 na Barra da Tijuca acompanhada pelo Grupo Divino Dom. Lá estiveram sendo homenageados pelo Clube do Cozido os portelenses Waldir 59, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Serginho Procópio, entre outros.

Velha Guarda da Paraíso do Tuiuti no Samba do Trabalhador

Cultne registrou a confraternização após a vitória do vice-campeonato da Paraíso do Tuiuti no Carnaval de 2018 da Velha Guarda da escola no Samba do Trabalhador sob o comando do cantor e compositor Moacyr Luz que compôs o samba da escola em parceria com Claudio Russo, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal. As imagens são do fotógrafo do Renascença Clube, Tyno Cruz, edição de Filó Filho e as imagens da avenida, retiradas da internet.

Velha Guarda da Beija-Flor - Roda de Samba do Benguelê

Cultne registrou com imagens e edição de Alexandre "Xandão" Dias, Pedro Oliveira e Filó Filho no último dia 9 de dezembro de 2012 a apresentação da Velha Guarda da Beija-Flor na Roda de Samba do Grupo Benguelê, que acontece todos os domingos no Aramazém do Pereira em Nilópolis na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Idealizado por Marcio Andrade, o grupo relembra sucessos consagrados da azul e branca.

Clube do Cozido - Velha Guarda da Estácio - Pt2

Sucesso em toda quarta-feira por mais de 4 anos, o Clube do Cozido comandado por Márcia Black e Michele Carvalho, no Barril 8000 vem recebendo grande nomes da MPB, principalmente do mundo do samba na roda que relembra sambas da década de 30 até 90.

Clube do Cozido - Estácio de Sá - Pt 1

Sucesso em toda quarta-feira por mais de 4 anos, o Clube do Cozido comandado por Márcia Black e Michele Carvalho, no Barril 8000 vem recebendo grande nomes da MPB, principalmente do mundo do samba na roda que relembra sambas da década de 30 até 90.

Velha Guarda da Portela

A produtora Enugbarijô Comunicações de Ras Adauto e Vik Birkbeck registrou em 30 de junho de1986 a festa dos Baluartes do Samba no Paço Imperial, a apresentação da Velha Guarda da Portela, naquele momento acontecia a explosão o pagode no Brasil e o reconhecimento do samba de raiz através das velhas guardas.

Nei Lopes e Velha Guarda da Portela

Enugbarijô de Ras Adauto e Vik Birkbeck registrou a festa dos Baluartes do Samba no Paço Imperial, na oportunidade foi lançado o livro " Notas Musicais Cariocas" organizado pelo professor Joâo Baptista Vargens, portelense da Faculdade de Letras da UFRJ. Nei Lopes colaborou com o o artigo " " Notas Musicais Cariocas". Também no vídeo, Claudia Neiva que colaborou com um artigo sobre a Velha Guarda da Portela.

Clube do Cozido - Velha Guarda da Mangueira

A primeira velha guarda a ser homenageada no Clube do Cozido foi a Velha Guarda da Estácio de Sá, a primeira escola de samba do país. Cultne em parceira com o Clube do Cozido registrou os grandes baluartes da velha escola, como o famoso Zeca da Cuíca que nos brindou com o seu som e sua fantástica história. A segunda é a velha guarda Mangueira que nos brinda neste vídeo.

Clube do Cozido - Velha Guarda da Mangueira

Em 2011, o Clube do Cozido recebeu a visita da Velha Guarda da Mangueira no Barril 8000, localizado na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Cultne em parceira com o Clube do Cozido registrou os grandes baluartes da Velha Guarda Mangueira. Sucesso às quartas-feiras por mais de 4 anos, o Clube do Cozido comandado por Márcia Black e Michele Carvalho, no Barril 8000 recebeu grande nomes da MPB, principalmente do mundo do samba na roda que relembra sambas da década de 30 até 90.

Velha Guarda do Império Serrano - Pt 2

A atual geração da Velha Guarda do Império Serrano se apresentou na festa de celebração da Fundação Cultural Palmares no Rio de Janeiro e mandaram o seu recado para o Cultne.

Velha Guarda do Império Serrano - Pt 1

A atual geração da Velha Guarda do Império Serrano se apresentou na festa de celebração da Fundação Cultural Palmares no Rio de Janeiro e mandaram o seu recado para o Cultne.
TV Alerj 00:29:01
EP2 - Marcelle Motta
TV Alerj 00:31:10
EP18 - Amanda Amado
Quintal de Madureira 03:06
EP7 - Samba de Roda do Awurê
Cultne Quarentena 1:28:58
EP9 - Negritude - EP 01
Cultne Quarentena 55:48
EP6 - Samba - EP 02