Manifesta Corpas - Performance de Flavinny Oliveira

Em 22 de julho de 2018, Cultne registrou com imagens, entrevista e edição de Filó Filho e Carlos Maia o evento CORPAS - Encontro de Performances de Mulheres Negras no Terreiro Contemporâneo, no bairro da Cruz Vermelha no centro do Rio. Na oportunidade registramos a performance de Flavinny Oliveira com texto poético de Simone Ricco com o poema "Manifesta Corpas".
Espetáculos de Teatro 14:29
EP19 - Lima Barreto ao Terceiro Dia

Lima Barreto ao Terceiro Dia

Lima Barreto é vivido por dois atores: Nando Cunha, que representa o escritor na juventude, e Flavio Bauraqui, que o interpreta na velhice. Dividida em três planos, a peça narra três dias da vida do escritor passados no manicômio, em 1919, onde foi internado por causa de uma forte crise de alucinação. O roteiro é o seguinte: o momento real, onde o personagem Lima Barreto está velho e internado num hospício; o momento da memória, onde ele ainda jovem escrevia o romance Triste fim de Policarpo Quaresma e o momento da imaginação, composto por cenas do romance protagonizadas por Policarpo.

In The Place - Um Lugar Para Estar - Alex Mello

Cultne registrou em 23 de maio de 2103 o espetáculo teatral "In The Place- Um Lugar Para Estar", performado pelo ator Alex Mello. As imagens ficarão por conta de Filó Filho e Monalyza Alves, com suporte de Delanir Cerqueira e edição de Filó Filho.

Espetáculo Ataulfo Alves, O Bom Crioulo

O musical tem direção de Luiz Antonio Pilar e direção musical de Alexandre Elias. Com texto de Enéas Carlos Pereira e Edu Salemi, o espetáculo canta e conta trechos da vida e obra do compositor, tendo como pano de fundo o Brasil das décadas de 1940, 50 e 60. O musical é uma prévia da comemoração do centenário do samba, que será celebrado em 2016.
Espetáculos de Teatro 08:34
EP16 - Sete Ventos - Débora Almeida

Sete Ventos - Débora Almeida

"Sete Ventos" é um espetáculo teatral baseado em depoimentos de mulheres negras e no mito de Iansã. Em cena temos Bárbara, uma escritora negra, filha de Iansã, que compartilha com a platéia momentos da sua vida e de outras mulheres que a influenciaram. Cultne registrou o espetáculo no dia 4 de dezembro de 2014, dia de iansã no CTO - Centro Teatro do Oprimido, na Lapa no Rio de Janeiro.

Eu Amarelo - Carolina de Jesus com Cyda Moreno

A nova peça teatral sobre Carolina Maria de Jesus, com a atriz Cyda Moreno, dramaturgia de Alissandro de Aquino e direção de Isaac Bernat, apresenta um retrato contundente da ex-catadora de papel que se transformou na maior escritora negra do país do século XX: best seller com mais de um milhão de exemplares vendidos, traduzido em 13 idiomas para 80 países. Carolina Maria de Jesus devotava a sua vida a um propósito: seu amor à literatura que a fez tirar do lixo as palavras, e das palavras, uma forma de combater as desigualdades do mundo.

Encontro Martin Luther King Jr & Malcoml X

O espetáculo “O Encontro – Malcolm X & Martin Luther King Jr.”, do dramaturgo Jeff Stetson, revela a humanidade destes dois grandes líderes negros americanos.O Encontro - Malcolm X & Martin Luther King Jr.

CORPAS - Poema "Manifesta Corpas" de Simone Ricco

EM 22 de julho de 2018, Cultne registrou com imagens, entrevista e edição de Filó Filho e Carlos Maia o evento CORPAS - Encontro de Performances de Mulheres Negras no Terreiro Contemporâneo, no bairro da Cruz Vermelha no centro do Rio. Na oportunidade, uma das idealizadoras do projeto, Simone Ricco apresentou o seu poema "Manifesta Corpas".

Dona Mulata e Triunfo - Espetáculo Teatral

O espetáculo de teatro Luso-Afro-Brasileiro "Dona Mulata e Triunfo" é uma inevitável estória de amor que nos leva a revisitar a história passada e presente da região portuária do Rio de Janeiro. Neste lugar portuário no Rio de Janeiro, povos de todo o lugar se encontraram, comerciaram olhares, acasalaram ideias e nessa erupção foi nascendo o Brasil. O percurso deste dois personagens é uma viagem sem tempo que passa pela escravatura, pela miscigenação e desagua na vertiginosa transformação do porto do Rio. Com um novo olhar, esta narrativa teatral traz para palco os pormenores esquecidos deste lugar de encontro na baía de Guanabara, expondo em cada cena os desejos e as memórias convocadas pelos dois personagens.
Espetáculos de Teatro 08:56
EP11 - Elisa Lucinda - Semana Axé

Elisa Lucinda - Semana Axé

Elisa Lucinda dos Campos Gomes nasceu em Vitória (ES) em 2 de fevereiro de 1958. É uma poetisa, jornalista, cantora, e atriz brasileira. Mudou-se para o Rio de Janeiro, para uma vila da Tijuca, em 1986, disposta a seguir a carreira de atriz. Trabalhou em algumas peças, como Rosa, um Musical Brasileiro, sob direção de Domingos de Oliveira, e Bukowski, Bicho Solto no Mundo, sob direção de Ticiana Studart. Integrou o elenco do filme A Causa Secreta, de Sérgio Bianchi. Seu primeiro trabalho na televisão foi na telenovela Kananga do Japão, em 1989, na extinta TV Manchete.

"Traga-me a Cabeça de Lima Barreto" - Wilton Cobra

O espetáculo, inspirado especialmente nas obras Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos, reúne trechos de memórias impressas nas obras de Lima Barreto, entrecruzadas com livre imaginação. O texto de Luiz Marfuz foi escrito especialmente para o ator Hilton Cobra, que celebra 40 anos de carreira artística, e tem direção de Fernanda Júlia, do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata). A peça tem o cenário de Marcio Meirelles, figurino de Biza Vianna, luz de Jorginho de Carvalho, direção de movimento de Zebrinha e a música de Jarbas Bittencourt. Os atores Lázaro Ramos, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade emprestam as vozes para a leitura em off de textos de apoio à cena. “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” foi contemplado com o 4º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras. O espetáculo celebra, também, os 135 anos do nascimento de Lima Barreto e os 15 anos da Cia dos Comuns.(fonte: G1)

"Luiz Gama - Uma voz pela liberdade'

A peça “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” relata a história de um advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de se nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão. Luiz Gama seria apenas mais uma criança com a realidade marcada pela sociedade escravocrata. Mesmo tendo nascido livre, já que seu pai era branco e sua mãe Luiza Mahin, era uma escrava alforriada, liderança feminina da Revolta dos Malês, Gama foi vendido como escravo, aos 10 anos, pelo próprio pai. Mas desafiou o mundo e mudou seu destino. Aprendeu a ler e escrever e, depois, frequentou como ouvinte as aulas da Faculdade de Direito. Como advogado, mesmo sem ter o diploma, atuou em defesa dos negros, libertando mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. A peça é um manifesto sobre um homem que lutou bravamente contra o preconceito racial, a favor da dignidade humana e em especial pela libertação dos escravos no Brasil.
Espetáculos de Teatro 02:08:03
EP8 - Alabê de Jerusalém - DVD Completo

Alabê de Jerusalém - DVD Completo

A Ópera Alabê de Jerusalém onde fundem-se os matizes de tinturas extraídas de diferentes raízes para assim tornar possível uma pintura nova, original, fecunda e arrojada. Assim é o Alabê de Jerusalém, a saga de africano de Daomé, contemporâneo e amigo de Jesus Cristo, que hoje, 2.000 anos depois retorna a Terra para nos contar a sua história. A riqueza musical e poética, a primorosa construção cênica, os 250 figurinos, aliados a um corpo de baile com 24 bailarinos, um coral de 15 cantores embalados pela trilha musical gravada por uma orquestra de 86 músicos, dão origem a uma obra brasileira para esses temos de globalização da consciência e acima de tudo materializam um espetáculo-celebração da tolerância e do amor.
Espetáculos de Teatro 04:19
EP7 - Show dos Trapalhões - Zacarias

Show dos Trapalhões - Zacarias

Show dos Trapalhões no Circo Voador

Show dos Trapalhões - Dede e Mussum

Show dos Trapalhões no Circo Voador

Cia Rubens Barbot Teatro de Dança

Fundada em 20 de Agosto de 1990 no bairro de Quintino na cidade do Rio Janeiro, pelo coreógrafo e bailarino Rubens Barbot, natural da cidade do Rio Grande (RS) e radicado no Rio de Janeiro de 1989. A primeira Companhia Negra de dança contemporânea, mantém até hoje, dezoito anos depois, um trabalho singular. Sustentando sua linguagem em pesquisas permanentes que Barbot desenvolve, centralizando seu trabalho numa analise profunda dos gestos, movimentos e imagens que se desprendem dos corpos afro-brasileiros. O processo de pensar a realidade e tentar transformá-la através da reflexão e da ação crítica, assim como o de pensar a condição humana, tem sido, historicamente, fundamental nas relações dos homens com a natureza.
Espetáculos de Teatro 09:25
EP4 - Orfeu Negro - Renascença Clube

Orfeu Negro - Renascença Clube

A equipe Cultne, registrou a celebração cultural dos 60 anos de resistência do Renascença Clube que homenageou os jovens atores que atuaram na peça Orfeu Negro de Vinicius de Moraes. A volta da dramaturgia ao Rena coube a apresentação da peça Cheiro da Feijoada da atriz Ilea Ferraz.

O Cheiro da Feijoada - Iléa Ferraz

O Renascença Clube, celebrando os seus 60 anos de resistência cultural em 2011, apresentou o espetáculo teatral O Cheiro da Feijoada após realizar a 38 anos atrás o espetáculo Orfeu Negro de Vinicius de Moraes. O monólogo musical O Cheiro da Feijoada interpretada e dirigida pela atriz Iléa Ferraz conta a história da origem da feijoada e revela a importância da presença do afrodescendente, na formação da cultura brasileira.

Lima Barreto dos Prazeres - Cia de Teatro

Oficinas realizadas especialmente para a 1a FLUPP, cujo autor homenageado foi Lima Barreto, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na Cidade do Rio de Janeiro. As oficinas aconteceram durante os meses de setembro e outubro. Os espetáculos foram apresentados durante todos os dias da FLUPP, em novembro de 2012.

A dor em Cordel.. para o menino Miguel

Cultne apresenta um teledrama com a adaptação de texto literário "A dor em Cordel .. para o menino Miguel" de autoria de José Vitor Lobisomem, com a participação das atrizes Andreia Lugli, Cyda Moreno, Rogéria Cardeal Hta e Taís Alves. Ficha técnica Título A dor em cordel...para o menino Miguel Autor e escritor Vitor Lobisomem Roteiro, concepção e direção Cyda Moreno Produção Executiva Filó Filho Elenco Andreia Lugli Cyda Moreno Rogéria Cardeal Hta Taís Alves Imagens Do próprio elenco Extraído da internet Ilustrações Vitor Vanes Montagem e sonorização: Filó Filho Música Toque de Atabaque (Vitor Lobisomem) Horizons (Scott Buckley) Springtime (Vlad Gluschenko) Realização Cultne
Movimento Negro Contem... 04:11
EP4 - Vanda Ferreira - 20 de Novembro
Nossas Histórias 22:52
EP7 - Valdenia Menegon
Eventos e Manifestações 12:15
EP17 - Obìrìn Odara - IIê Omolu Oxum
Eventos e Manifestações 22:10
EP13 - Makota Valdina - Ilê Omolu e Oxum
Quintal de Madureira 02:23
EP5 - Awurê & Teresa Cristina
CELUB - Centro de Cult... 02:21
EP16 - Garota LUB - Upsla Fernandes
CELUB - Centro de Cult... 01:29
EP15 - Garota LUB - Tai Brum
Gastronomia Afro-Brasi... 03:54
EP8 - Gata Preta Plus Size
Saúde da População Negra 05:19
EP4 - Clube da Mama - Câncer de Mama - 2017
Clipes de Charme 03:58
EP1 - Rosas Negras