Centro de Mulheres de Favela e Periferia - 1985

Posse da primeira diretoria do CEMUFP tomou posse em 1985 tendo como presidente do CEMUFP - Centro de Mulheres de Favela e Periferia, a companheira Sandra Helena. Presentes ao encontro mulheres de luta como Jurema Batista, Maria Alice, Benedita da Silva, Heloisa Marcondes (Helô), Joana Angelica e Sandra Helena (Sandrão) entre outras.

Everlane Moraes - Cineasta Negra

Everlane Moraes é especializada em direção de documentário pela ESCUELA INTERNACIONAL DE CINE Y TV (EICTV/Cuba), graduada em ARTES VISUAIS LICENCIATURA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) e bolsista no POSTGRADO do EMERGING LEADERS IN THE AMERICANS PROGRAM (ELAP) na Concordia University/Montreal, Canada, 2019/20.

Programa Awo Dudu - Parte 3

O início dos anos 1990, a então TV-Educativa do Rio de Janeiro, institui o primeiro Núcleo de Cultura Afro-brasileira da televisão. O núcleo afro-brasileiro produziu interprogramas sobre Mulher Negra e em 1997, produziu AWO-DUDU.

Programa Awo Dudu - Parte 2

O início dos anos 1990, a então TV-Educativa do Rio de Janeiro, institui o primeiro Núcleo de Cultura Afro-brasileira da televisão. O núcleo afro-brasileiro produziu interprogramas sobre Mulher Negra e em 1997, produziiu AWO-DUDU.

Programa Awo Dudu - Parte 1

No início dos anos 1990, a então TV-Educativa do Rio de Janeiro, institui o primeiro Núcleo de Cultura Afro-brasileira da televisão. O núcleo afro-brasileiro produziu interprogramas sobre Mulher Negra e em 1997, produziu AWO-DUDU.
Mulheres Negras 13:15
EP11 - Mulheres Negras

Mulheres Negras

Programa especial "Mulheres Negras", veiculado em julho de 2017 no canal a cabo TV Alerj, canal 12 da NET. Participaram com seus depoimentos as mulheres negras; Vanda Maria Ferreira, Ediléa Sylverio, Hildézia Medeiros, Jurema Batista, Selma Maria, Kenia Mara, Selma Conceição, Alzenir Papa e Dilma Oliveira.

Olivia Santana - Mulher Negra Brasileira -Teaser 8 de Março

Cultne registrou em seus estúdios em 18 de Janeiro de 2017 a política, educadora e militante do movimento de mulheres negras, Maria Olívia Santana. Filha de uma empregada doméstica com um marceneiro, ela nasceu em uma família pobre, na invasão de Ondina, onde teve uma infância de carência extrema. Nasceu em Salvador no dia 25 de março de 1967, na comunidade do Alto de Ondina.

Noite das Estrelas Negras - Benedita

Benedita da Silva recebendo o prêmio Estrelas Negras realizado na cidade de Volta Redonda em 1985. O evento contou com a apresentação de Filó Filho e a atriz Dill Costa.
Mulheres Negras 02:09
EP7 - Léa Garcia - Atriz

Léa Garcia - Atriz

A carioca Léa Garcia , atriz de teatro, TV e cinema, de filmes como Orfeu Negro (1958 ), estreou na Globo em 1970, na novela Assim na Terra Como no Céu, de Dias Gomes . Entre inúmeros papéis, brilhou na novela Escrava Isaura (1976) como Rosa.
Mulheres Negras 02:05
EP6 - Léa Garcia

Léa Garcia

Com imagens e edição de Filó Filho e Delanyr Siqueira, Cultne registrou o Dia da Consciência Negra no Renascença Clube. Na oportunidade o ator Zozimo Bulbul e a atriz Léa Garcia foram homenageados respectivamente com os troféus Zumbi e Dandara pelo Renascença Clube.

Jurema Batista - Zumbi 2010

Cultne registrou a mensagem do artista plástico Durval no Monumento a Zumbi dos Palmares na Praça Onze, no Rio de Janeiro. Erguido em 1986, na Praça Onze, tendo como mentor o deputado José Miguel o monumento que homenageia Zumbi dos Palmares recebeu diversas atividades com a participação de vários grupos de cultura afro diante do monumento a Zumbi dos Palmares. O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, em 1995.
Mulheres Negras 02:06
EP4 - Juliana Alves - Atriz

Juliana Alves - Atriz

Cultne com imagens e edição de Filó Filho registrou um papo com a atriz Juliana Alves durante a gravação do clip do cantor e compositor Mombaça no estúdio GG, de Gilberto Gil. Participarão da gravação do clip da música Obnubilado ( significa o que tem o pensamento obscuro e lento). A gravação contou com as participações especiais da cantora e compositora Mart'nália e a da atriz Juliana Alves, direção de fotografia de Emerson Maia e direção geral de Cassius Cordeiro para a Benzadeus Filmes.

Janaina Moreno - Candongueiro - Encontro Musical Brasil & Senegal

Cultne registrou no Rival BR no dia 1 de junho de 2013 com imagens e edição de Alexandre Xandão e Filó Filho; e still fotográfico de Zezinho Andrade a 10ª Festa da Independência do Senegal com a participação de vários convidados, entre eles o músico Robertinho Silva e sua família, o cantor, compositor e instrumentista senegalês Zal Sissokho, e os cantores Janaina Moreno, Maurício Tizumba e Raquel Coutinho, Sérgio Pererê, e o violonista Robertinho De Paula. Na oportunidade a cantora Janaina Moreno cantou a música Candongueiro de Clara Nunes.

Janaina Moreno - "Festeiro" - Encontro Musical Brasil & Senegal

Cultne registrou no Rival BR no dia 1 de junho de 2013 com imagens e edição de Alexandre Xandão e Filó Filho; e still fotográfico de Zezinho Andrade a 10ª Festa da Independência do Senegal a 10ª Festa da Independência do Senegal com a participação de vários convidados, entre eles o músico Robertinho Silva e sua família, o cantor, compositor e instrumentista senegalês Zal Sissokho, e os cantores Janaina Moreno, Maurício Tizumba e Raquel Coutinho, Sérgio Pererê, e o violonista Robertinho De Paula. Na oportunidade a cantora Janaina Moreno cantou a música "Festeiro" de sua autoria.
Mulheres Negras 01:33
EP1 - Jacyra Silva - Atriz

Jacyra Silva - Atriz

Jacyra Silva recebendo o prêmio Estrelas Negras em evento realizado na cidade de Volta Redonda em 1985. O evento contou com a apresentação de Filó Filho e a atriz Dill Costa.

III Encontro de Mulheres de Axé

Nos dias 9 e 10 de março de 2012 aconteceu no Rio de janeiro, o III Encontro Nacional Mulheres de Axé organizado pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Cultne se fez presente como parceiro do projeto, registrando as imagens com Vik Birkbeck e Alexandre "Xandão", finalização Pedro Oliveira e edição e direção de Filó Filho.

II Pré- Encontro Jovens Feministas RJ - 2017

Cultne registrou o Pré-encontro de Jovens Feministas do Rio de Janeiro na Casa das Pretas com imagens e e edição de Filó Filho e Alexandre Dias. O 2º Encontro Nacional de Negras Jovens Feministas (2ºENNJF) tem como base a realização do 1º Encontro Nacional de Negras Jovens Feministas, realizado em 2009, em Salvador, Bahia, reunindo aproximadamente 100 jovens, e a articulação de negras jovens na Marcha das Mulheres Negras, realizada em 2015, em Brasília, Distrito Federal.

Escritoras Negras - Programa Toda Mulher

Programa "Toda Mulher" veiculado na TV Alerj, com a participação das escritoras Lia Vieira e Eliana Alves Cruz, sob comando da jornalista Dandara Batista. Imagens cedidas pela Tv Alerj com base no acordo de cooperação entre a TV Alerj e o Acervo Cultne.

Encontro Nacional de Mulheres Negras - 1988

Cultne resgatou a cobertura da para Enugbarijô Comunicacões de Ras Adauto e Vik Birkbeck. Na oportunidade, uma equipe só de mulheres composta por Vik Birkbeck e Mali Garcia registraram as imagens da abertura do I Encontro Nacional de Mulheres Negras, realizado em 1988 na cidade de Valença, interior do estado do Rio de Janeiro.

Deise Benedito - Mulher Negra

Cultne entrevistou Deise Benedito durante as comemorações do primeiro aniversário da diretoria do Renascença Clube em 2011. Atualmente assessora da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Deise Benedito é Bacharel em Direito; Membro do Fórum Nacional de Entidades de Direitos Humanos -- FENDH; Membro do Fórum Nacional de Mulheres Negras -- FNMN; Presidente de Fala Preta Organização de Mulheres Negras.

Mulheres negras - Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

Dia 25 de Julho - Dia da Mulher Afro-latino-americana e caribenha, com imagens do acervo Cultne, registradas por Ras Adauto, Vik Birkbeck e Filó Filho a cineasta Yasmin Thainá montou um recorte em homenagem ao dia Dia da Mulher Afro-latino-americana e caribenha, neste dia 25 de Julho de 2020.

Mulher Negra Brasileira - Olivia Santana - Mini Doc

Cultne registrou em seus estúdios em 18 de Janeiro de 2017 a política, educadora e militante do movimento de mulheres negras, Maria Olívia Santana. Filha de uma empregada doméstica com um marceneiro, ela nasceu em uma família pobre, na invasão de Ondina, onde teve uma infância de carência extrema. Nasceu em Salvador no dia 25 de março de 1967, na comunidade do Alto de Ondina.

Mulher Negra Brasileira - Olivia Santana

Cultne registrou em seus estúdios em 18 de Janeiro de 2017 a política, educadora e militante do movimento de mulheres negras, Maria Olívia Santana. Filha de uma empregada doméstica com um marceneiro, ela nasceu em uma família pobre, na invasão de Ondina, onde teve uma infância de carência extrema. Nasceu em Salvador no dia 25 de março de 1967, na comunidade do Alto de Ondina.

Mulher Negra - Empreendedorismo

Cultne esteve presente na Livraria Kitabu, um lugar de encontro da expressividade literária afro-brasileira situada na Lapa, no centro do Rio de Janeiro. Considerada a única livraria negra do Rio, a Kitabu inaugurada em maio de 2007 pelas mulheres negras empreendedoras Heloisa Marcondes e Fernanda Felisberto lutam para assegurar o seu empreendimento diante de uma série de dificuldades que pouco a pouco vão ser eliminadas. A livraria conta com os livros da escritora negra Conceição Evaristo como os mais vendidos e recebe constantemente solicitações para publicar artistas independentes que procuram a livraria para publicarem suas obras. ---... --- Para se ter uma idéia sobre o empreendedorismo entre as mulheres negras destacamos as da cidade Salvador conforme nota a seguir: "A maior parte de sua população é formada por afro-brasileiros, a maioria mulheres, no entanto para essa maioria a situação econômico-social continua igual ou pior que nos séculos passados. O acesso à educação de qualidade e consequentemente às boas oportunidades do mercado de trabalho continuam difíceis, obrigando-os a buscar alternativas no mercado informal trabalhando por conta própria e posteriormente transformando-se em empreendedores informais. Baseado na historicidade do empreendedorismo entre as mulheres negras, o ramo da alimentação ainda é o que mais abriga essas empreendedoras. De vendedoras de rua à donas de restaurante, a verve culinária dessas mulheres vem sendo fundamental para prover-lhes o sustento. A maioria, no entanto, continua na informalidade, o que faz com que seus "empreendimentos" sejam apenas um meio de sobrevivência sua e daqueles que com ela trabalham. Dentre essas empreendedoras um pequeno número vence as dificuldades de desenvolver ações empreendedoras sem o conhecimento das etapas formais que compõem o desenvolvimento de um empreendimento. Esse é o caso da de muitas empreendedoras da cidade de Salvador que, a exemplo de outras afro-brasileiras não tiveram acesso à educação e por isso encontraram dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Segundo foi visto, o empreendedor pode surgir por conseqüências alheias à sua vontade como no caso dos herdeiros e os desempregados (BERNARDI, 2003, p.64 - Salvador).

Encontro Nacional de Mulheres Negras - Parte 3

I Encontro Nacional de Mulheres Negras, realizado em 1988 na cidade de Valença, interior do estado do Rio de Janeiro. O encontro mobilizou 440 representantes de 19 estados. Além das ações de organização das mulheres brasileiras é importante destacar também o processo de mobilização das mulheres negras. A presença mais organizada das mulheres negras no âmbito do movimento feminista ocorre a partir de 1985.

Encontro Nacional de Mulheres Negras - Parte 2

I Encontro Nacional de Mulheres Negras, realizado em 1988 na cidade de Valença, interior do estado do Rio de Janeiro. O encontro mobilizou 440 representantes de 19 estados. Fizeram parte da mesa a então Deputada Constituinte Benedita da Silva e a saudosa ex- Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros. Além das ações de organização das mulheres brasileiras é importante destacar também o processo de mobilização das mulheres negras. A presença mais organizada das mulheres negras no âmbito do movimento feminista ocorre a partir de 1985.

I Encontro Nacional de Mulheres Negras - Parte 1

Abertura do I Encontro Nacional de Mulheres Negras, realizado em 1988 na cidade de Valença, interior do estado do Rio de Janeiro. O encontro mobilizou 440 representantes de 19 estados.

Encontro de Mulheres Negras - Parte 5

A Enugbarijô registrou em 1985 a posse da primeira diretoria do Centro de Mulheres de Periferia (CEMUFEP). Na ocasião várias mulheres de várias comunidades tomaram posse tendo como presidente do CEMUFEP - Centro de Mulheres de Favela e Periferia, a companheira Sandra Helena. Presentes ao encontro mulheres de luta como Jurema Batista, Maria Alice, Benedita da Silva, Heloisa Marcondes (Helô), Joana Angelica e Sandra Helena (Sandrão) entre outras. e Sandra Helena (Sandrão) entre outras.

Encontro de Mulheres Negras - Parte 4

A Enugbarijô registrou em 1985 a posse da primeira diretoria do Centro de Mulheres de Periferia (CEMUFEP). Na ocasião várias mulheres de várias comunidades tomaram posse tendo como presidente do CEMUFEP - Centro de Mulheres de Favela e Periferia, a companheira Sandra Helena. Presentes ao encontro mulheres de luta como Jurema Batista, Maria Alice, Benedita da Silva, Heloisa Marcondes (Helô), Joana Angelica e Sandra Helena (Sandrão) entre outras. comunidades tomaram posse tendo como presidente do CEMUFEP - Centro de Mulheres de Favela e Periferia, a companheira Sandra Helena. Presentes ao encontro mulheres de luta como Jurema Batista, Maria Alice, Benedita da Silva, Heloisa Marcondes (Helô), Joana Angelica e Sandra Helena (Sandrão) entre outras.

Encontro de Mulheres Negras - 1985 - Pt 3

A Enugbarijô registrou em 1985 a posse da primeira diretoria do Centro de Mulheres de Periferia (CEMUFEP). Na ocasião várias mulheres de várias comunidades tomaram posse tendo como presidente do CEMUFEP - Centro de Mulheres de Favela e Periferia, a companheira Sandra Helena. Presentes ao encontro mulheres de luta como Jurema Batista, Maria Alice, Benedita da Silva, Heloisa Marcondes (Helô), Joana Angelica e Sandra Helena (Sandrão) entre outras.

Encontro de Mulheres Negras - Parte 2

A Enugbarijô registrou em 1985 a posse da primeira diretoria do Centro de Mulheres de Periferia (CEMUFEP). Na ocasião várias mulheres de várias comunidades tomaram posse tendo como presidente do CEMUFEP - Centro de Mulheres de Favela e Periferia, a companheira Sandra Helena. Presentes ao encontro mulheres de luta como Jurema Batista, Maria Alice, Benedita da Silva, Heloisa Marcondes (Helô), Joana Angelica e Sandra Helena (Sandrão) entre outras.

Encontro de Mulheres Negras - Parte 1

A Enugbarijô registrou em 1985 a posse da primeira diretoria do Centro de Mulheres de Periferia (CEMUFEP). Na ocasião várias mulheres de várias comunidades tomaram posse tendo como presidente do CEMUFEP - Centro de Mulheres de Favela e Periferia, a companheira Sandra Helena. Presentes ao encontro mulheres de luta como Jurema Batista, Maria Alice, Benedita da Silva, Heloisa Marcondes (Helô), Joana Angelica e Sandra Helena (Sandrão) entre outras.

200 dias de mandato - Vereadora Tainá de Paula

Tainá de Paula é arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi eleita Vereadora no Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o período de 2021 à 2024.

Julho das Pretas - Você sabia?

Julho das Pretas na Cultne TV relembra grandes nomes como Antonieta de Barros, Beatriz Nascimento, Vera Mendes do Agbara Dudu, Lélia Gonzalez e Ruth de Souza.
Mulheres Negras 04:31
EP1 - Mulher Negra - Anos 80

Mulher Negra - Anos 80

Vídeo produzido com imagens feitas pelas produtoras Enugbarijô e Cor da Pele. Mulheres negras guerreiras que atuaram nos anos 80. Entre elas, Zezé Motta, Pedrina de Jesus, Thereza Santos, Benedita da Silva e Lélia Gonzalez.
Movimento Negro Contem... 07:35
EP12 - Tributo a Sebastiana Arruda
Movimento Negro Contem... 04:11
EP4 - Vanda Ferreira - 20 de Novembro
Nossas Histórias 22:52
EP7 - Valdenia Menegon
Cena Teatral 02:05
EP16 - Léa Garcia
Quintal de Madureira 02:23
EP5 - Awurê & Teresa Cristina
Literatura Negra 03:44
EP17 - Kitabu - Livraria Negra